Criada em 1982, a feira de Cerro Largo completou 40 anos em 2022. O marco foi celebrado na última sexta-feira (03/06), quando gravações para um vídeo institucional foram realizadas em parceria com a Emater/RS-Ascar e um café foi servido pelos feirantes a autoridades e clientes que visitaram o espaço. Prestigiaram o ato o prefeito, Paulo César Kipper de Almeida, o vice-prefeito, Júlio Ledur, o secretário municipal da Agricultura, Ricardo Pacheco Dias, as extensionistas Carla Sausen e Carla Kiss, da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, o ex-extensionista Breno Ely, que acompanhou a evolução da feira, entre outras lideranças e imprensa.
Quando surgiu na década de 80, na Rua Doutor João Sebastiani, a Feira Livre Rural de Cerro Largo tinha como objetivo proporcionar a diversificação da renda a agricultores locais, além de aproximar os consumidores de diferentes opções de alimentos que fazem parte da cultura regional. No dia da inauguração, o público pode adquirir produtos das famílias de Ovídio Cagliari, Augusto João Klidzio, Clodoaldo Bertoldo Lunkes, Lauro Guth, Jorge Goldschmidt, José Lermen Filho, Valter Schuster, Albino Klein, Egídio Emílio Spies, Leonardo Boufler e Zeno Thomas.
Passadas quatro décadas, a comunidade ainda pode encontrar uma diversidade de alimentos na feira do produtor, a exemplo de hortaliças, frutas, panificados, geleias, embutidos, entre outros. Comercializam seus produtos as famílias de Lauro Guth, Ovídio Cagliari, Altair Thomas, Francisco Luft e Helena Strieder.
Atualmente, a feira livre do produtor é realizada nas sextas-feiras, das 13h às 18h, no prédio situado na Avenida Jacob Theobald II, nº 461.