Após duas vitórias em seus domínios pela Taça Farroupilha/Região Noroeste, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker sofreu revés na sua primeira partida fora de casa pela competição, disputada no sábado 09/04, válida pela terceira rodada da fase classificatória. Em Uruguaiana, o time missioneiro foi derrotado por 5x1.
Agora o Cerro se prepara para receber a mesma Uruguaianense no próximo sábado (16), na virada para o returno. Apesar da grandiosidade do adversário, que é um time da elite do futsal gaúcho já há alguns anos, a expectativa é de lotar o ginásio Roque Nedel e, desta vez, buscar os três pontos que não vieram em Uruguaiana.
O jogo
O grupo do técnico Adão Vilanova iniciou com o goleiro Jacky, fixo Thauan, alas Peixoto e Enzo e pivô Yago. Infelizmente para o time do Cerro o primeiro gol veio cedo. Com 1min46seg, Vagner recebeu de escanteio e emendou de voleio. A bola desviou na marcação e Jacky nada pôde fazer para evitar o primeiro gol da AEU, que inflamou a já animada torcida organizada Touru.
Muito intensas em quadra, ambas as equipes procuravam o jogo. Com pouco mais de 3min, em lance de contra-ataque, os visitantes partiram em vantagem numérica, mas o goleiro Marcelo fez uma grande defesa no chute de Thauan. Aos 7min10seg, Gleison interceptou o passe da saída de bola do Cerro, chutou rasteiro e Jacky salvou seu time de levar o segundo gol.
Passada mais da metade da partida as trocas do técnico Adão buscavam seguir fazendo com que o Cerro Largo Futsal continuasse efetivo. Apesar de criar chances, o Cerro não conseguiu empatar e viu a Uruguaianense ampliar seu escore. Restando 5min10seg, Duh Moura, em um ótimo passe, achou Douglas dentro da área – de costas, ele girou e tocou na saída do goleiro Jacky.
O gol fez o Cerro Largo se lançar mais ao ataque e o goleiro Marcelo teve trabalho na sequência, defendendo finalizações de Enzo, Thauan, Peixoto e até de Jacky. Mas a noite realmente não era dos visitantes, pois, com 1min31seg para o final do primeiro tempo, Duh Moura sofreu falta na área e pênalti foi marcado. Na cobrança, Natã ampliou para 3x0.
Segundo tempo
Precisando fazer três gols para igualar as coisas em Uruguaiana, o Cerro Largo Futsal começou o segundo tempo com boa posse de bola. Aos 2min40seg Enzo, na ala oposta, deu o passe para Peixoto, que chutou de primeira, mas Marcelo estava atento e fez a defesa com o pé.
Melhor no início do segundo tempo, o Cerro descontou com o pivô Yago aos 4min42seg: ele invadiu a quadra de defesa da AEU, ganhou a disputa do marcador e chutou de média distância, fora do alcance de Marcelo. Os visitantes criaram ainda mais chances de gol. Na jogada de pivô, Silas lançou Puia, que avançou sozinho rumo ao gol, mas a bola correu demais e Marcelo tirou a tempo.
Próximo da metade do segundo tempo Marcelo salvou seu time mais uma vez. Enzo, de costas, protegeu e ajeitou para Puia chutar de primeira, para uma grande defesa do goleiro do time da casa. O Cerro estava bem no jogo, mas foi a Uruguaianense que marcou mais um, aos 10min30seg. Duh Moura, da ala esquerda, chutou rasteiro e a bola foi mais forte do que esperava o goleiro Jacky, que não conseguiu fazer a defesa. Com pouco mais de 8min restantes o Cerro partiu com Enzo como goleiro Linha, buscando descontar.
Diante de uma ótima marcação de goleiro linha os visitantes encontraram dificuldades. Em uma das finalizações que foram possíveis, Enzo tocou alto para Puia, dentro da área. Ele cabeceou e Marcelo pegou no reflexo. Infelizmente para o time missioneiro um dos passes na jogada com goleiro linha acabou sendo interceptado e Duh Moura, de novo ele, chutou rasteiro para marcar o quinto gol da AEU, restando 4min48seg.
No restante do jogo o Cerro seguiu pressionando com goleiro linha, mas a AEU foi efetiva também na marcação, assim como foi nas finalizações, garantindo o placar final em 5x1.
Foto: Genaro Caetano