Após um período de quase dois anos fora das quadras, o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker voltou a praticar o futsal diante do seu torcedor. Em amistoso contra selecionado da cidade de São Martinho, o Leão Missioneiro disputou seu primeiro jogo de 2022. A partida ocorreu no sábado, 12/03, no ginásio Roque Nedel, em Cerro Largo.
Depois de quatro semanas de trabalho o time do técnico Adão Vilanova mostrou um bom repertório e venceu pelo placar de 9x2, com todo o seu elenco sendo utilizado no decorrer do jogo – as únicas ausências foram do goleiro Léo Abreu, que se recupera de uma pequena lesão na perna, e do fixo Thauan, que teve que viajar a Porto Alegre por questões pessoais, mas que já retorna nesta próxima semana.
Próximo jogo
Agora o Cerro ingressa na semana de preparação visando seu próximo compromisso, que será um amistoso contra o Atlântico de Erechim, no sábado, 19/03, a partir das 20h. Tetracampeã gaúcha de futsal (três vezes da Série Ouro e uma vez da Liga Gaúcha), a equipe de Erechim possui diversos outros títulos fora do Estado, sendo os mais expressivos o Mundial (2015), Libertadores (2014), Taça Brasil/Divisão Especial (2013, 2018 e 2019) e o de vice-campeão da Liga Nacional (2018).
O jogo
A primeira formação do Cerro Largo Futsal em quadra teve Lucas no gol e quarteto formado por Airton, Enzo, Léo Peixoto e Yago. Em jogadas trabalhadas, Enzo chegou perto de abrir o placar em ao menos três oportunidades pela ala esquerda (duas delas acertando a trave), mas foi pela direita, após cobrança de lateral, que ele recebeu e acertou uma bomba, marcando o gol com pouco mais de 2min de jogo.
Antes da metade do primeiro tempo o técnico Adão trocou o quarteto e colocou Deivid, Andrey, Puia e Silas em quadra. Com bastante movimentação, o time criou boas chances, dando trabalho ao goleiro Bruno, de São Martinho. O Cerro chegou ao segundo gol quando Silas, da ala, girou sobre o marcador e tocou para a área, onde estava Puia, que completou de carrinho para o gol.
Com mais trocas, Adão fez voltar o quarteto titular e também em algumas oportunidades colocou no jogo Zé Augusto e o mais novo contratado, João Ferrari. Desta vez o gol demorou um pouco mais para sair, apesar do volume maior de jogo do Cerro Largo. Os donos da casa também estouraram o número de faltas e acabaram cedendo dois tiros livres para o time de São Martinho. No entanto, a primeira cobrança bateu na trave e a segunda foi chutada por cima.
Já no último minuto de jogo foi o time visitante que passou do limite das faltas e deu a chance para o Cerro ampliar. Airton chutou e a bola bateu na trave, mas Puia estava lá para aproveitar o rebote e marcar mais um, seu segundo gol na partida. Final de primeiro tempo: 3x0.
Com o mesmo quarteto que iniciou o jogo Adão partiu para o primeiro tempo, alterando apenas o goleiro, que passou a ser Ronald. Com muita posse de bola, os minutos iniciais foram de total controle dos donos da casa, que chegaram ao quarto gol próximo dos 5min: Airton roubou a bola, deixou para Yago e este achou Enzo dentro da área, que tocou na saída do goleiro Bruno. Pouco depois, aos 5min38seg, na entrada do segundo quarteto, Puia recebeu de escanteio e chutou de média distância para marcar o quinto gol do Cerro Largo Futsal e o seu terceiro no jogo.
Os visitantes descontaram aos 9min16seg, em jogada rápida de ataque que terminou com passe na saída de Ronald, para Guilherme finalizar livre de marcação. Aos 11min12seg, os visitantes cometeram a sexta falta a Airton marcou em cobrança de tiro livre: 6x1. Em roubada de bola na ala, Léo Peixoto avançou pelo meio e chutou rasteiro para marcar o sétimo do Cerro na partida, com 12min05seg. Apenas 14 segundos depois, Léo marcou mais um: no passe do goleiro Bruno ele se antecipou e, na saída do goleiro, tocou por cobertura, arrancando ainda mais aplausos da torcida.
Com 6 minutos restantes para o final do jogo foi a vez do ala João mostrar sua individualidade. Pela esquerda, ele ganhou do marcador na corrida e, chegando perto da área, chutou para o gol, deixando o dele na goleada, que já apontava o escore de 9x1. O Cerro seguiu com bom aproveitamento na metade final da partida, inclusive com a entrada do jogador mais novo do plantel, Maurício Arnold, 15 anos.
Entregando mais a bola para o adversário nos minutos finais, os donos da casa treinaram a marcação em diversas situações. Porém, após uma cobrança de escanteio, o São Martinho conseguiu marcar mais um gol, com Deivid – ele bateu e a bola desviou na trajetória, saindo do alcance do goleiro Ronald. Placar final, 9x2 para o Cerro.
Foto: Genaro Caetano