Notícias

09/11/2015 18:26


Iniciativa Privada Investe em Turismo

Em resposta à ineficiência do estado, grandes grifes e joalherias investem na recuperação de marcos históricos da Itália, como a Fontana Di Trevi, Coliseu e Espanha e vários países da Europa.
Durante um ano e meio, os moradores de Roma e os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente não puderam admirar todo o esplendor de um dos monumentos mais emblemáticos da capital italiana: a Fontana di Trevi. Cenário de uma das sequências mais famosas da história do cinema, o banho da atriz sueca Anita Ekberg (1931-2015) em “La Dolce Vita” (1960), de Federico Fellini (1920-1993), a fonte, datada do século XVIII, passou dezessete meses sem água durante um longo processo de restauração concluído na terça-feira 3. A obra, que incluiu a limpeza das esculturas de mármore, a reforma dos canos e uma nova iluminação com mais de cem lâmpadas de LED, teve o custo total de 2,1 milhões de euros (R$ 8,64 milhões), financiados pela casa de alta costura italiana Fendi. Com a recessão econômica que atinge a Itália há três anos, grandes grifes e joalherias, como Fendi, Diesel e Bulgari, estão assumindo o papel do estado e investindo milhões de euros na recuperação de marcos históricos do país.
O patrocínio privado de obras de restauro em monumentos italianos se tornou possível a partir de uma lei de 2004, que deu às marcas liberdade para gerir todo o processo. As grandes marcas, profissionais liberais e investidores  só se interessaram por esse modelo de investimento no final dos anos 2000, quando a crise econômica abalou a Europa. Em 2008, a joalheria Bulgari anunciou que financiaria parte da restauração da Ponte dos Suspiros, em Veneza, cujo custo total batia na casa dos 2,8 milhões de euros (R$ 11,5 milhões). Em contrapartida, durante a obra a ponte foi coberta por anúncios gigantescos da empresa, o que gerou a revolta dos moradores da cidade. 
As obras e os feitos refletem na sociedade como um todo. 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...