Notícias

26/01/2018 12:27


Otávio Reichert - INTEGRANDO 27/01/2018

Febre Amarela: No dia 20 Jan. passado, o secretário de Saúde de Santo Ângelo, o urologista Luis Carlos Cavalheiro, concedeu entrevista interessante sobre o tema.
Dentre outras informações, o médico citou 
que em 2009, ao surto de febre amarela na região missioneira, houve vacinação (total) em massa, sendo válida por dez anos. Na época, em torno de 90% da população foi vacinada. Disse ainda que, os que viajarem para as áreas de risco (SP, RJ, MG e BA) se atentem para a vacinação.
Buenas! Nesta contabilidade ficaram de fora todos os nascidos desde 2009, além dos 10% não vacinados. As crianças, a princípio são vacinadas a partir dos 9 meses, mas podem ser imunizadas aos seis meses onde houver incidência endêmica de Febre Amarela. 

Alerta: Feito pelo biólogo ambientalista André Ruschi (faleceu em 5 Abr. 2016) ao rompimento da barragem de Fundão, em 5 Nov. 2015, a qual continha rejeitos de mineração controlada pela Samarco Mineração. Logo após a tragédia de Mariana MG, André visitou uma fazenda no município de Baixo Guandu - ES, situada às margens do Rio Doce. Após análise do rio, André perguntou ao gerente daquela fazenda: "Você tem ouvido os sapos?" Após ouvir o não, foi-lhe dito: "Então se preparem para um surto de Febre Amarela, pois, sem peixes e sapos é inevitável isso acontecer.
Cabe lembrar que esta região está no centro da endemia de Febre Amarela.

Clima: Sabemos que o frio não mais coíbe a procriação do mosquito, referindo-se ao sul brasileiro. E dentre os fatores que propiciam ambientes favoráveis está a "favelização”, falta de rede de esgotos, armazenagem de água inadequada.

Disse o paulista José D. Furtado, coordenador científico da Sociedade Paulista de Infectologia: “Não conseguimos controlar a população de mosquitos. É preciso descobrir uma maneira mais objetiva de combatê-los”. Dentre os fatores citados, além do desmatamento, citou os “venenos” aplicados nas lavouras, os quais estão dizimando com as aves, sapos e peixes, estes grandes predadores de mosquitos.
Concorda-se com o secretário Cavaleiro: a simples existência do mosquito não revela que haja febre amarela, mas é por eles que se desencadeia o ciclo de outras doenças, citando a dengue, zika e chikungunya.
Alerta: Feito pelo biólogo ambientalista André Ruschi (faleceu em 5 Abr. 2016) ao rompimento da barragem de Fundão, em 5 Nov. 2015, a qual continha rejeitos de mineração controlada pela Samarco Mineração. Logo após a tragédia de Mariana MG, André visitou uma fazenda no município de Baixo Guandu - ES, situada às margens do Rio Doce. Após análise do rio, André perguntou ao gerente daquela fazenda: "Você tem ouvido os sapos?" Após ouvir o não, foi-lhe dito: "Então se preparem para um surto de Febre Amarela, pois, sem peixes e sapos é inevitável isso acontecer.

Prevenções: Geralmente o poder público pouco investe em prevenção, salvo quando já instalado o problema. Com as intensas chuvas dos últimos dias facilitando a propagação de mosquitos como um todo. Dantes tempos não se via pernilongos enormes, sendo estes oriundos do norte do Brasil, conhecidos como carapanã,
A maioria dos mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, tem voo curto e em alturas inferiores a cinco metros. Até por isto, os agentes de saúde vistoriam as áreas dos andares iniciais. Isto porém, não exime os riscos ao moradores prediais a partir do 3º andar, salvo vivesse em clausura. Alguns sites (Fiocruz) desmentem o fato, citando apenas ser incomum encontrar focos nas partes elevadas de prédios.

Armadilhas: Além de atentar para vasilhas que acumulam água, de instalar telas protetoras, dedetizações caseiras (K-Otrine), sugere-se outra ação complementar, como a que segue:
Cortar ao meio uma garrafa pet e colocar água com dois grãos de arroz amassados no fundo. Lixar na parte interna da boca da garrafa para que segure umidade. Com tela sobre ela, encaixar o gargalo de cabeça para baixo quase ao fundo da garrafa, vedando as partes com fita isolante. "O mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pelo arroz e cai na armadilha, depositando os ovos na parte superior, umedecida pela evaporação. Os ovos escorregam para o fundo, se transformam em larvas, depois mosquitos, mas não conseguirão sair devido a tela".

Regionalismo: A professora: - Bastião, me fale uma frase com a palavra capacidade!
E o Bastião: - Quando morava na roça eu era abestado, aí eu vim capacidade e miorei!

Meteorologistas: Decepciono-me com estes, ao ditarem o tempo como verdades absolutas, parecendo deuses. Vejam o site Climatempo:
“Alguns destaques para o verão 2017/2018 ... O Sul do Brasil deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco.”
Além de geralmente pessimistas, a longo prazo acertam em torno de 50%. Salvo a Lei de Murphy (Se alguma coisa pode dar errado, dará) terei a mesma percentagem de acerto nas previsões do tempo.

Humor: O marido, ao retornar da missa colocou sua esposa no colo e começou a dançar com ela, que perguntou: - A missa de hoje foi sobre como tratar bem as esposas? 
- Não! Foi como carregar nossa cruz com alegria!
Ele está na UTI, mas passa bem! 

Site: Otávio Reichert 
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
- E-mail: otavioreichert@gmail.com.
- Telefone: (55) 9118-2080 
Notícia: A febre amarela pode chegar a Santo Ângelo? Saiba o que diz o Secretário de Saúde 
Notícia: Clima é de Tranquilidade na Região  
Notícia: A Febre Amarela no Rio Grande do Sul 
Notícia: Conheça Mais Sobre a Febre Amarela

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...