Detalhes do Site

A Bandeira da República Rio-Grandense - Revolução Farrouppilha



    Em 11 de setembro de 1836, os farrapos decidem pela separação e proclamação a República República Rio-Grandense.
    Historicamente logo em seguida surge pela primeira vez em 06 de novembro de 1836, em Piratini, a bandeira da República Rio-Grandense no cortejo solene em direção à igreja, para um TE DEUM ( hino cristão usado em eventos solenes de ações de graças). Após haver sido eleito Presidente da nova República, o Coronel Bento Gonçalves da Silva se encontrava preso na Fortaleza da Lage, no Rio de Janeiro, em consequência de prisão na ilha do Fanfa, então na oportunidade , coube ao Major de lanceiros Joaquim Teixeira Nunes a honraria de ser o primeiro a carregar a bandeira da República.
    Nos dias de hoje no museu Dom Digo de Souza, em Bagé-RS, existe um raro exemplar dessa bandeira.
    Em 12 de novembro de 1836 com o Governo da República já instalado em Piratini, José Gomes de Vasconcelos Jardim, baixa o decreto criando o "Escudo D'armas" (Pavilhão Farroupilha), assim descrito, "O escudo d’armas do Estado Rio-Grandense será de ora em diante de forma de um quadrado dividido pelas três cores (nacionais), assim dispostas: a parte superior junto à haste verde, é escarlate, formado por um hexágono, determinado pela hipotenusa do 1º retângulo; e a de outro igual e simetricamente disposto, cor de ouro, que formará a parte inferior".
    Quanto a sua criação existem controvérsias; alguns apontam o Coronel Bernardo Pires, Chefe da Polícia da República Rio-Grandense, falecido em Pelotas, em 09 de novembro de 1891, com 101 anos, após haver participado de sete campanhas e Revolução Farroupilha, enquanto outros apontam José Mariano de Mattos, Deputado da Província, Ministro da Guerra, da Marinha e do Exterior, Vice-Presidente da República Rio-Grandense e Presidente em Substituição a Bento Gonçalves em algumas passagens de período entre 1839 a 1841 e outros de que foi um trabalho em parceria de ambos.
    No que refere-se as cores, existe uma versão possivelmente mais próxima da real, que conta que a faixa verde representa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, e a cor amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho. Todavia, algumas outras versões alegam que as cores simbolizariam a bandeira do império (o verde e o amarelo), separado pelo vermelho da guerra. Já outras mencionam que o vermelho representaria o ideal republicano.
    A atual bandeira gaúcha tem sua origem nas cores escolhidas pelos farrapos na bandeira da República Rio-Grandense, sendo que ela foi adotada oficialmente como símbolo do estado logo nos primeiros anos da república. Mais especificamente, através do título VI da constituição estadual promulgada em 14 de julho de 1891: "VI São insígnias oficiais do Estado, as do Pavilhão Tricolor criado pelos revolucionários rio-grandenses de 1835”.
    Em 1937, durante o regime político do Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas ordenou que todos os símbolos estaduais fossem abolidos, incluindo bandeiras e brasões.
    A Bandeira foi oficialmente adotada pelo decreto estadual nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966, sendo governador, Ildo Meneghetti.

    Fonte de consulta: http://www.osaporreados.com.br, Calendário Histórico Cultural , obras do Coronel Claudio Moreira Bento e Paulo Mena.
    Fonte Marcos do Pampa

  • Sobre

  • Surge pela primeira vez em 06 de novembro de 1836, em Piratini, a bandeira da República Rio-Grandense

Informações

A Bandeira da República Rio-Grandense - Revolução Farrouppilha
Bossoroca, RS



Formulário para contato