Com estrutura metálica fabricada na Inglaterra, a ponte sobre o leito do rio Piratini foi inaugurada em 1903. Vinte anos depois, no dia 19 de outubro de 1923, quando da passagem dos revolucionários, liderados por Honório Lemes, teve a sua estrutura de madeira parcialmente queimada para impedir a passagem de seus opositores.
Reconstruída no ano de 1924, após a passagem da Coluna Prestes, foi totalmente destruída para impedir o avanço das forças da União que perseguiam os revoltosos – nesse incêndio foram consumidos 43 metros do madeiramento da ponte.
Graças a operosidade dos moradores da região, a ponte foi utilizada, em caráter precário, para passagem de pedestres, até o ano de 1927 quando sofreu reparos com a reposição das pranchas queimadas. Em 1935 passou por uma reforma total, sendo utilizada como única ligação rodoviária entre São Luiz Gonzaga e São Borja, até a inauguração da BR 285 na década de 1970.
Até que ponto a história é real ou imaginária, não se sabe ao certo. O fato é que a Ponte de Ferro sobre o Rio Piratini é patrimônio oficial do Clube Caça e Pesca Santo Humberto, localizado na Esquina Piratini, em Bossoroca/Missões/RS, e faz parte da história da região missioneira.
Por Karin Schmidt
Fonte: Clube Caça e Pesca Santo Humberto
Fotos: Karin Schmidt