Notícias

23/02/2022 17:48


Nível do Rio Piratini, em Bossoroca, é o mais baixo desde 1972

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) monitora, em tempo real, os níveis dos rios em 46 estações hidrológicas, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desse total, aproximadamente 67% se encontram com permanência de níveis abaixo de 90%, ou seja, nestes locais, pode-se dizer que a gestão dos recursos hídricos está comprometida para irrigação ou para abastecimento humano. O monitoramento abrange 94 rios, sendo 67 no Rio Grande do Sul.

Os dados estão sendo disponibilizados semanalmente, desde o início do mês de fevereiro, por meio do Boletim de Monitoramento Especial da Estiagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O intuito é medir estes valores mínimos da vazão em rios da região, apresentar a evolução da estiagem nos dois estados e utilizar estes registros como base em futuros estudos de disponibilidade hídrica.

Os dados de vazão medidos desde o início do ano ultrapassaram a mínima histórica medida nas estações de diversos rios, entre elas a que está situada no Passo Santa Maria, no Rio Piratini, em Bossoroca.

Neste local, a vazão do Rio Piratini é a mais baixa em 50 anos. No dia 23 de fevereiro de 1972, o curso d’água apresentou o nível de 90 centímetros. Já no levantamento realizado no dia 16 de fevereiro deste ano, o Piratini apresentou o recorde histórico de 89 centímetros. 

As mínimas históricas também foram quebradas no Rio Ijuízinho (Colônia Mousquer/Santo Ângelo); no Rio Uruguai (Itaqui) e no Rio Conceição (Ijuí).
Fonte: Rádio Missioneira Fotos: Jorge Almeida

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...