Notícias

26/03/2020 08:57


Otávio Reichert - INTEGRANDO 26/03/2020

O golpe dos testados falsos: Uma pesquisa de 2017 apontou que em torno de 30% dos Atestados Médicos são falsos; já de dentistas são poucos. Dentre as principais causas estão a falsificação pelo próprio paciente, pelo sistema, de carimbos falsificados com o CRM de alguém, etc. Os mais costumeiros, porém, são os atestados sem causa clínica e para acompanharem familiar doente.

    Afora os acima mencionados está o caso de Porto Alegre onde, com carimbo falso, se passava por médico e tratava um casal de idosos, ele com câncer, 94 anos, e ela com Alzheimer, 77 anos. Além do tratamento inadequado, os idosos foram lesados em mais de R$ 20 mil.

    Minha pauta titular está voltada ao conluio paciente/profissional, sendo estes os casos mais comuns, envolvendo dois personagens mau caráter. Inicia-se pelo cidadão que vai até a consulta pleiteando a dispensa médica, geralmente alegando dores e fazendo teatro para induzi-lo a emitir o atestado.

    Em virtude do Coronavírus e dos alunos ficarem em casa, vários funcionários saíram a cata de atestados falsos para cuidar seu filho. Até se entende ser difícil quando não há familiar para cuidar da prole, mas não justifica apresentar atestado falso.
 
Embora o atestado falso esteja previsto como crime, não lembro de alguém ter sido penalizado. Agem de má fé para antecipar ou alongar feriados, com datas retroativas para abonar a falta ao serviço, etc. Alguns chegam a pagar consulta particular ao pleito. Já na rede pública, médicos chegam a ser agredidos verbalmente se lhes for negado o atestado médico pretendido. 
 
O mais das vezes, porém, mesmo sabendo que o paciente nada tem, o médico cede o atestado para não se incomodar. Assim mesmo condeno-os, pois o profissional poderá usar o CID Z76.5 – Pessoa fingindo ser doente. E assim o patrão ou chefe conhecerá seu servidor.

A rata e a cobra – Passado o Dia da Mulher, estamos próximos ao Dia das Mães, sempre aflitas com seus filhos, muitas delas sem saber onde deixar seu(s) amado(s) enquanto houver a paralisação escolar devido ao Coronavírus. Sobre o amor materno segue exemplo ao avesso, pois narro a história de uma rata que, para salvar filhote, fez algo inacreditável.
https://fotos.amomeupet.org/uploads/fotos/650x0_1583526250_5e62b16ac757b.jpeg

    Sim! A rata atacou a cobra que levava seu filhote. A bravura admirável dessa pequena mãe salvou a vida dele. O instinto materno, como sabemos, é absoluto em todo o reino animal. A cobra, com o filhote na boca, foi perseguida recebendo mordidas na cauda, até ela soltar o ratinho. Não satisfeita, seguiu atacando a cobra até que se afastasse para longe dele.

    O inusitado foi gravado em vídeo, para crédito maior. O filhote saiu praticamente ileso, pois era cobra verde, sem peçonha. Foi registrado pelo fotógrafo Rojas M. Envy, em julho de 2016, no México.
Humor – No consultório médico:
– Qual o seu problema, seu Coelho Pinto?

– Tosse de cachorro…

- Consegue trabalhar?

- Trabalho feito um burro!

– Dorme bem?

– Durmo feito um porco...

– Acho que vou encaminhá-lo ao veterinário.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...