Notícias

09/08/2016 11:23


AMM esteve representada em evento sobre a Rota Internacional dos Jesuítas

Próxima etapa dos trabalhos será no dia 14 deste mês em La Cruz/Argentina, durante o Encontro dos 30 Povos, que contará com a participação da região das Missões
Mesmo diante da impossibilidade de comparecimento do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões),Valdir Andres, da diretora do Departamento de Turismo (Detur), Rosane Grabia, e de outros prefeitos da região, a AMM esteve representada no início deste mês (3 e 4/8) em reuniões na Província de Missiones/Argentina. A consolidação da Rota Internacional, que une os produtos culturais das Missões, pautou os dois dias do encontro.
No dia 3, a reunião foi com o ministro de Turismo da Província de Misiones, José Maria Arrúia. O coordenador brasileiro do projeto trinacional Jesuítico-Guarani, José Roberto de Oliveira, fez uma abrangente explanação sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, com o objetivo de viabilizar o roteiro turístico integrado incluindo os 26 municípios da região das Missões. "Neste momento, há uma vontade dos governos de que este potencial se transforme em milhões de clientes anuais", ressaltou José Roberto.
Benção do Papa
Também foi apresentado ao ministro do Turismo, por Romaldo Melher e Marta Benatti, o projeto do Caminho das Missões, que propõe um roteiro a pé e de bicicleta saindo de San Ignácio Guazú, seguindo pelos povos missioneiros daquele país, entrando na Argentina por San Ignácio Mini, pelo rio Paraná. Daí em diante, seguirá pelos povos argentinos missioneiros até encontrar o rio Uruguai em San Javier-Porto Xavier, seguindo até Santo Ângelo, último povo. Conforme destacou Melher, José Maria Arrúia "demonstrou total apoio ao projeto e sinalizou empenho para a possibilidade de que o Papa Francisco abençoe o Caminho".
No dia 4, a delegação brasileira esteve com ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos. O primeiro encontro ocorreu no Catamarã, que saiu de Posadas pelo rio Paraná até a cidade de San Ignácio, e foi marcado pela demonstração do dirigente do turismo argentino de que quer apoiar e liderar iniciativas de fortalecimento do setor, nos países que detêm patrimônios missioneiros no sul da América. Foram apresentados os antecedentes de integração, e o projeto do Caminho das Missões. Ficou acertado que Gustavo Santos encaminhará à chancelaria argentina (Ministério das Relações Exteriores) para pedir a benção do Papa Francisco ao Caminho das Missões.
Carta de San Ignácio Mini
A programação se estendeu até ao anoitecer, quando foi formalizada a assinatura da Carta de San Ignácio Mini, que intenciona efetivar a consolidação da "Rota Internacional dos Jesuítas". Esta Rota é a conformação de circuíto de caráter multidimensional e interdisciplinares ligados aos aspectos turísticos, históricos, patrimoniais, sociais religiosos de confluência de culturas, que teve lugar na América Latina durante a evangelização dos jesuítas, nos povos originários durante os séculos XVII e XVIII.
Sul da América
De acordo com a comitiva missioneira, a sugestão ministerial é de que este produto seja a marca do sul da América nos mercados internacionais, pois as experiências se multiplicaram entre o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Em nome do Brasil, a firma do documento foi de José Roberto de Oliveira, que representou a AMM no evento, por designação da diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia.
A próxima etapa dos trabalhos será no domingo, dia 14, em La Cruz/Argentina, durante o Encontro dos 30 Povos, que contará com a participação de integrantes da AMM.
Fonte AMM.

10/08/2016

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...