Notícias

03/05/2020 09:30


Saudade do Missioneiro Cenair Maicá.

Cenair Maicá - Biografia, a cultura gaúcha desde 1989 perdeu um de seus grandes poetas: Cenair Maicá. Em homenagem a esse grande artista que se destacou por cantar temas como a água, a terra, o indígena e a natureza. Cenair Maicá  nasceu em Tucunduva/RS, em 03 de maio de 1947 e morreu em Porto Alegre/RS, em 2 de janeiro de 1989. Foi um músico missioneiro, conhecido por cantar a natureza e os índios, além de ter sido um dos 4 troncos Missioneiros ao lado de Jayme Caetano, Pedro Ortaça e Noel Guarany.  

“CANTOR DAS ÁGUAS  Autor: Jaime Caetano Braun
Ele vinha das barrancas do rio touro floreando o canto da primeira serenata, era o troveiro de boina e alpargata da velha estirpe, com brasões de pelo e couro!
Cantor das águas que nasceu de contrabando no aguapezal dum bebedor de Tucunduva, um sapucai de mato grande, repicando o próprio grito das missões pdindo chuva!
Com aquela gana missioneira na garganta e a própria ânsia de copiar a natureza levava - nos e encontros a certeza que há um santo guia no destino de quem canta!
Curta passagem pra canção tão longa, viveu tão pouco mas cumpriu a sina, se foi - ao tranco, sacudindo a crina, com lua e sol, com chamamé e milonga!
O Rio da Infância se tapou de mágoas chorando o filho que saiu de lá, calou o canto do Cantor das Águas, não canta mais o Cenair Maicá!"

Cenair Maicá - Biografia
Cenair Maicá Monumento.
Os Quatro Troncos Missioneiros
Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...