Notícias

22/03/2019 09:53


Origem do Nome de Santo Ângelo/RS

Em 2019 Santo Ângelo completa 146 anos de emancipação política e 343 anos de sua fundação como Redução nesta época Santo Ângelo pertencia a Espanha.  
A cidade é conhecida como a “Capital das Missões” ou “Capital dos Anjos”, pelo fato que na época da emancipação, as Ruínas de São Miguel pertenciam ao território do município. Também conhecida como a “Caçula das Reduções”.
A origem do nome dos municípios desta região vem de dois ciclos que marcaram essa época lendária no noroeste do Rio Grande do Sul. O primeiro deles vai de 1626 a 1637, mas as onze reduções fundadas pelo padre Roque Gonzáles, um dos três mártires desse período, ao lado de João de Castilhos e Afonso Rodrigues, não chegaram a se consolidar, devido aos ataques dos bandeirantes paulistas.
O segundo ciclo corresponde ao período dos chamados “sete povos” (no total eram trinta, mas os outros estão agora na Argentina e no Paraguai) da República Guarani, o último dos quais foi Santo Ângelo, fundado em 1676. Embora esse notável projeto comunitário chegasse a alcançar um desenvolvimento espantoso, com fundição de ferro, exportações para a Europa, eleições diretas e uma arte refinada, foi liquidado numa ação conjunta de Portugal e Espanha, temerosos com os rumos que as coisas iam tomando.
O nome da cidade de Santo Ângelo tem origens na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio ou, como consta em alguns documentos espanhóis da época, Sant’Angel da La Guardia e ainda Sant’Angel Custódio. Segundo os dogmas e a tradição da igreja Católica (herdados do Judaísmo), existe na corte celestial uma infinidade de espíritos puros divididos em várias hierarquias, entre eles os anjos guardiões, que tem por missão a proteção espiritual das crianças que recebem o batismo, bem como a de povos inteiros.
A Redução de Santo Ângelo, foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões (aquele que tem a custódia, a guarda) o protetor de todos os povos missioneiros. A estatutária desse povo era representada, em sua maioria, com asas, uma alusão ao protetor, presente em todas as imagens.
Seu fundador foi o padre jesuíta Diogo Haze (1647-1725), que cumpriu a especial missão de organizar os primeiros passos daquele que foi o último dos “Sete Povos da Banda Oriental do Rio Uruguai” a ser fundado. Santo Ângelo Custódio tornou-se um dos povos mais ricos de toda a região missioneira.
Aniversário Santo Ângelo é 22 de março.
No ano de 1966, em uma pesquisa feita pelo C.F. Sentinela do Rio Grande, através de um de seus peões, em conversa com o companheiro, o Sr. Sydnei Vaz, disse que seu genitor, Sr. Mário Vaz, tinha em sua cadernetinha muito antiga, a letra do hino da Santo Ângelo, mas não tinha a música, bem como o nome do autor. 
Data de Criação: 22/03/1873, Lei 835.
Quem nasce ou mora no município de Santo Ângelo chama-se: SANTOANGELENSE.
Nomes anteriores: Interior Santo Anjo Custódio e Santo Ângelo Custódio.
Municípios mães: Cruz Alta e São Borja.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...