Notícias

24/05/2021 09:00


Pajuari o vinho de Butiá em Giruá.

O Vinho de Butiá foi uma busca para produzir uma bebida pura com o carinho que todos temos por esta fruta, tão única como o valor e sabor dela para os Gaúchos e nasce de uma verdadeira inspiração.  
O Butiá que trás em sua cor a bandeira dos Gaúchos, verde, vermelho e amarelo e pode seu contorno facilmente ser comparado com o mapa do Riogrande. Os índios chamavam de Pajuari todas as bebidas fermentadas de frutas, inclusive butiá.
Todos esses valores agregam-se ao fermentado em um sabor único, o sabor do vinho é encorpado e ressalta o Butiá, no fundo um sabor da amêndoa da fruta, uma delícia, em um processo natural e puro.
Há 3 anos atrás Nely Maicá fez um teste com uma pequena quantidade e o resultado foi satisfatório. _”Apresentei para os organizadores da Festa do Butiá em Giruá e foi muito apreciado. Então produzi uma quantidade um pouco maior para comercializar em nossas festas, já que trabalhamos o Butiá em todas as formas. Aproveito os butiás da nossa propriedade, livres de agrotóxicos. É uma produção pequena e artesanal”.
Em 2015 a Embrapa Clima Temperado de Pelotas, que nos assessora em nossas festas, através da Pesquisadora Rosa Lia Barbieri, levou para análise na Universidade Federal de Pelotas e segundo o Prof. Cesar Rombaldi do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Agronomia, o resultado foi considerado excelente comparando com os padrões do vinho de uva. (PH=3,1 ótimo. Acidez volátil=6,1 ótimo, Acidez total= 128 meq/L  adequada, mas elevada. Teor alcoólico= 15,4% -v/v. SO2 total= 6mg/L – Excelente baixo para uma fermentação natural)
Na 10ª Festa do Butiá Internacional, o Pajuari participou do concurso Balaio de Sabores onde concorrem todas as bebidas (drink’s, licores, coquetéis, etc...) e foi premiado em 2º lugar.
“Admirável bebida, extraída com arte do sumo dos frutos dourados dos butiazeiros que crescem em abundância do chão vermelho missioneiro de Giruá”.
Produzido por Nely de Oliveira Maicá 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...