Na noite da última sexta-feira (6), ocorreu a instalação efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Ângelo - IHGSA. A solenidade, coordenada pelo advogado Paulo Leal, aconteceu na ambiente do Sebo Café, que também abriga a sede do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Os esforços para a criação do Instituto foram habilmente orquestrados sob a orientação do advogado Paulo Leal, que após a partida do idealizador, Leo Fett, ocorrida em março de 2012, articulou juntamente com outros amigos para instalação efetiva. Leal destacou que o objetivo principal do IHGSA é, além de resgatar e arquivar importantes documentos históricos, é narrar e explorar os anais da história de Santo ngelo, bem como, documentar e fomentar pesquisas sobre a Capital das Missões, Rio Grande do Sul e Brasil.
O IHGSA conta com uma assembleia de membros estimados, cada um com uma nomeação distinta. Ao todo 19 ilustres personalidades foram oralmente empossadas na prestigiada instituição: Álvaro Medeiros de Farias Theisen; Amílcar Guidolin Vitor; Arnoldo Valter Doberstein; Claudete Boff; Fausto Leitão Domingues; Ivo Alberto Almansa; Jerson Fontana; João Baptista Santos da Silva; Jorge Alberto Benites; Juliani Borchardt da Silva; Luiz Valdir Andrés; Miguel Frederico do Espírito Santo; Nadir Damiani; Olívio Dutra; Paulo Estivalete Flores Pinto; Paulo Fernandes Pinheiro Machado; e Valdir Amaral Pinto.
Cada assento do instituto faz homenagem à vida e obra de um renomado patrono como Pedro Osório do Nascimento, Wilmar Campos Bindé, Guido Emmel, Anna Olívia do Nascimento, Leo Fett, José Olavo Machado, Barbosa Lessa, Dom Pedro II, Barão do Rio Branco e José Gomes Pinheiro Machado.
Idealizado por Leo Petersen Fett, um advogado santo-angelense, o Instituto Histórico e Geográfico de Santo ngelo foi fundado em 7 de outubro de 2010, coincidindo com o lançamento de seu livro de “Memórias Vivas”. Na ocasião debatiam sobre a implantação do IHGSA Pedro Osório Nascimento, Paulo Leal, Fausto Domingues (IHG RS), Miguel do Espírito Santo e João Cesar Medeiros de Farias.
Após pouco mais de um ano, em 3 de março de 2012, Léo Fett se despede, deixando a aspiração de implantar o instituto em Santo Ângelo.
Partilhando do mesmo desejo, o advogado Paulo Leal, tomou frente do projeto e trabalhou em prol da implantação do IHGSA.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...