Neste sábado (6), os cavalarianos e equipe de apoio da 12ª Trilha dos Santos Mártires foram recebidos em Mato Queimado com típico almoço, bem caprichado, e apresentações artísticas realizadas pelo município.
A passagem foi breve, mas logo no início do da manhã os trilheiros visitaram a Casa de Pedras, tradicional ponto turístico de Mato Queimado, que pertence à família Kliemann e está situada no Pontão do Ijuí, próximo ao Arroio Uruquá, após os cavalarianos se deslocaram para o almoço, no parque de rodeios da Rondinha.
Chegando na reta final da cavalgada, o sentimento dos cavalarianos já é de saudade dos momentos de alegria, união e confraternização que ocorreram durante a última semana. Apesar de tempo chuvoso em quase todos os dias, os trilheiros não desistiram do seu objetivo, chegar ao Santuário do Caaró, inclusive muitos incorporaram a cavalgada já em andamento, conforme passavam pelos municípios.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...