IMAGENS

Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA.

Nossa cultura, nossos costumes são o fruto de uma mistura de origens a adaptações que impressiona aos mais renomados historiadores. Protegê-las e orientar que as novas gerações conheçam e compartilhem este conhecimento é mais do que louvável aos professores é o verdadeiro espírito do gaúcho, do chimarrão que nos leva à interatividade e ao encontro com “nós mesmos e nossos ancestrais” como diria  Jayme Caetano Braun.
Instituto Farroupilha Campus Santo Ângelo (IF Farroupilha SAN) desenvolveu e aplicou uma atividade didática que mobilizou não só os alunos e suas famílias, mas também outros órgãos de ensino, representantes de instituições e empresários da Região das Missões.  
A idealizadora da atividade foi à professora Bedati Finokiet do UFFS Cerro Largo A proposta de pronto foi abraçada pelo IF Farroupilha SAN sob a coordenação da Professora   Maria Aparecida LuccaIvan Preuss, apoiada pelos colegas Valdair JacquesAmarílio MelloLuis Loose e toda a comunidade do IF Farroupilha SAN que, de uma maneira direta ou indireta souberam aproveitar e auxiliar na realização deste evento que,  na sua quarta edição (4ª), torna-se muito popular nas atividades de toda a região missioneira. Além da participação do Cacique Anildo Ama Selyna e membros da Tekoá Piaú (Comunidade Guarani de Santo Ângelo).
O objetivo do Projeto de Extensão “Carijada: tempo e espaço de identidades busca promover ações de respeito à identidade e inclusão, entre os alunos do IF Farroupilha e  valorizar os saberes e fazeres tradicionais, resgatando a prática da produção artesanal de erva-mate como era feita antigamente. 
Os cursos das mais diversas áreas participaram e o que era para ser uma aula, instrução efetuada em campo, tornou-se um evento, um exemplo socioeducativo admirável. A seguir imagens da 4ª Carijada no Instituto Farroupilha SAN.
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 
10 Mandamentos do Chimarrão

O primeiro mate é do dono, por quê?
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura.

Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Mistério do Chimarrão. 

Outras imagens

Porto Xavier e sua história

Porto Xavier e sua história

Alguns dados importantes de Porto Xavier, o Corredor Missioneiro, que luta pela concretização da construção da Ponte Internacional. CURIOSIDADE: ATÉ AVIÃO JÁ POUSOU NO MUNICÍPIO Algumas datas importantes ...

Ver detalhes »

Sete de Setembro

Sete de Setembro

Município de riqueza cultural e histórica, com costumes e tradições marcantes de diversas etnias que formam sua população 1.912 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Fica localizado entre os municípios de Santo Ângelo ...

Ver detalhes »

Santuário de Nossa Senhora Czestochowa em Gu...

Santuário de Nossa Senhora Czestochowa em Gu...

Nossa Senhora de Czestochowa se tornou conhecida internacionalmente a partir do Papa João Paulo II, seu particular devoto, os poloneses buscam força e graças a partir da fé devotada a Santa. Todos os anos na Linha Bom Ja...

Ver detalhes »