Feira Nacional do Arroz – 26ª FENARROZ

Título

A FENARROZ - Multifeira do Agronegócio é uma feira de grandes negócios, inovação e tecnologia para o meio rural. Sendo um dos maiores eventos Orizícolas da América Latina. A feira tem como objetivo geral promover e integrar o desenvolvimento econômico, social, e ambiental, além de expor as suas oportunidades e desafios para o setor.
Ressalta-se ainda as culturas de Noz- pecã, Azeite de Oliva, Pecuária e Turismo, que serão contemplados através de palestras e seminários no Espaço Agrotec e o importante Memorial do Arroz.

História
A Fenarroz teve a sua primeira edição no ano de 1941, sempre marcada por boas perspectivas para o mercado agrícola, especialmente a cultura de arroz. A história da feira também se mescla com a da cidade de Cachoeira do Sul.
1ª Festa do Arroz - 1941
Ocorria na cidade uma festa para comemorar a grande colheita de arroz daquele ano e o pioneirismo de Cachoeira do Sul na irrigação orizícola nacional. As ruas do Município estavam decoradas com o produto, vários turistas foram à cidade prestigiar o evento, tornando a Festa do Arroz um sucesso. Porém, no final do ano de 1941, ocorreu uma grande enchente no Rio Jacuí e seus afluentes, onde até as partes mais altas da cidade haviam sido invadidas pelas águas. Existem relatos de que teria sido castigo pela demasiada comemoração da colheita. O presidente da primeira edição da Fenarroz foi Floriano Neves da Fontoura.
Nesta edição a Fenarroz conta com projeto cultural aprovado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal (Lei Rouanet – artigo 18º), pelo Ministério da Cultura Governo Federal, através da parceira com a MK Projetos & Produções Culturais Ltda, com sede em Santo Ângelo (RS), produtora da Fenamilho Internacional desde 2015, Festival Cidade das Tortas desde 2015, Feaagri Missões desde 2018, entre outros eventos no Município e outros Municípios. Empresas que pagam |Imposto de Renda pelo Lucro Real, podem destinar 4% do Imposto a pagar ao projeto e abater 100%.
A MK Produções Culturais foi indicada por uma amigo à Comissão Organizadora da 26ª Fenarroz e o convite foi oficializado pelo presidente Rogério Vilnei Brandt à sócia-diretora Odila de Fátima da Motta, que após análise junto a equipe decidiram assumir o desafio e através do projeto cultural fortalecer a parte cultural da Feira que ocorrerá de 2 a 7 de junho de 2026, no parque de Exposições da FENARROZ, em Cachoeira do Sul – Capital Nacional do Arroz – 85 ANOS de História e 206 Anos da Cidade que é foi o 5º Município a ser fundado no RS;
A FENARROZ é uma Multifeira, que destaca a economia do Município, enfatizando o setor do agro, comércio, indústria, serviços, agricultura familiar, artesanato e inovação. Nesta edição resgata a Corte de Soberanas da Feira e apresentará uma programação artística e cultural de mais 30 atrações, entre shows, teatro, circo, danças da invernadas tradicionalistas, entre outras.
A equipe da MK esteve reunida com a Comissão da Fenarroz nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, em Cachoeira do Sul (RS), oportunidade que foi detalhado o projeto cultural, bem como a legislação que dá amparo legal e Plano de Captação, visita ao Parque de Exposições, o qual tem uma excelente estrutura própria.
A Equipe foi recebida pelo presidente Rogério Brandt, vice-presidente Carina Dutra, e outros diretores, Carlos Simonetti, Edson Lima, Vitor Hugo Baisch Dona, Rafael Boere Bottlender. A equipe da MK Produções Culturais esteve com Claudete Cruz, Luciano Rodrigues, Priscila Rodrigues, Rogério Peppe e a diretora Odila de Fátima da Motta.
Também estiveram em visita a presidente da Câmara Municipal de Vereadores Juliana Spolidoro. Entrevistas à Rádio do Grupo Fandango ao Carlos Simonetti e visita oficial ao Prefeito Leandro Tittelmaier Balardin e primeira dama Carla Balardin que é gerente comercial do Banrisul.
Feira Nacional do Arroz – 26ª FENARROZ – DE 2 A 7 DE JUNHO DE 2026, EM CACHOEIRA DO SUL (RS) – CAPITAL NACIONAL DO ARROZ


Mais notícias