Detalhes do Site

Salto do Pirapó - Roque Gonzales



  • Sobre

  • Situado na divisa dos municípios de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales, no Rio Ijuí. Cachoeiras de águas bravias, onde se pode ver o salto de peixes de diversas espécies subindo o rio em época de Defeso, um espetáculo que poucas pessoas podem ver, pois desde a construção da Usina Passo São João  o acesso ficou restrito a funcionários e prestadores de serviço.

    O som é acolhedor e o cenário espetacular. Se destaca pela transparência das águas, além da beleza e ousadia das garças. São as Cachoeiras do Salto Pirapó, que estão localizadas há menos de cinco quilômetros do município de Roque Gonzales, na região das Missões do RS, considerada a maior queda d’água do rio Ijuí. O lugar é venerado desde o longínquo tempo em que os índios guaranis habitavam o território missioneiro.   Era ponto de referência dos nativos, inclusive local de retiro espiritual do cacique Nheçu.

    Pirapó, na linguagem guarani é traduzido ao português como ‘peixe que pula’ ou ‘salto do peixe’, enunciados que se equivalem.

    A expressão Salto Pirapó, ‘Mini Foz Iguaçu Regional’ ou Foz do Iguaçu em miniatura’, termos usados há muitos anos, passou a fazer parte do vocabulário dos roquegonzalenses. Tem relevância histórica para a comunidade, pois foi o local em que iniciou a colonização alemã, no ano de 1924.  O acesso é restrito e só é permitido mediante autorização da CPFL Sul Centrais Elétricas Ltda, proprietária do local. E para agendar visitação pode ser por meio do Departamento de Turismo de Roque Gonzales (55 – 3365 3300).

     

Informações

Salto do Pirapó - Roque Gonzales
Roque Gonzales, RS
Localiza-se a 5 km da cidade, na Linha Salto Pirapó
Telefone: (55) 3365-3300

Formulário para contato