Detalhes do Site

Cascata do Lajeado Engenho em Alegria



    Cascata do Lajeado Engenho está situada a apenas 5 minutos do centro da cidade de Alegria/RS, no noroeste do Rio Grande do Sul. A proximidade de menos de 3 km torna esse destino natural facilmente acessível, considerando especialmente as estradas de chão bem cuidadas para chegar lá de carro.

    Entretanto, vale ressaltar que a sinalização indicativa no local é precária ou inexistente.

    Nossa dica? Confie em no mapa, atualizado após nossa visita, para garantir que sua experiência seja tão descomplicada quanto possível.

    Para chegar à cascata, você precisará passar pela propriedade do senhor Valmor, um senhor muito querido e simpático, que recebe calorosamente todos os visitantes. Surpreendentemente, ele não cobra taxas para passeios ou acampamentos, apenas pede que todos respeitem a natureza, evitando deixar lixo ou causar perturbações sonoras e eventuais fogueiras que possam prejudicar esse destino turístico especial.

    Quanto ao estacionamento, há opções disponíveis na residência de Valmor, a cerca de 300 metros do início da trilha, ou diretamente no início da trilha da cascata. No entanto, esteja ciente de que o espaço é limitado e pode ser um pouco desafiador manobrar se houver muitos veículos.

    É importante notar que não há banheiros no local, já que se trata de uma área natural pouco explorada, sem infraestrutura para esse fim. 

    Cuidados durante o passeio 

     Apesar de liberado para visitação é necessário entender que a propriedade que se situa o destino é privada, por tanto é necessário manter cautela e cuidados durante a visitação.

    Cuidar os animais, não realizar fogueiras ou soltar lixo no local, não realizar acampamentos sem avisar os proprietários da propriedade. 

    • Não chegar muito na beira do topo da cascata para evitar escorregar e cair, ou até mesmo sentir tontura e se desequilibrar;
    • Não se jogar em locais onde a profundidade é desconhecida;
    • Não se arriscar ou extrapolar seus limites em busca da imagem perfeita;
    • Cuidar muito das crianças que vão junto, jamais soltar a mão da criança;

     

    Onde se alimentar

    A atração turística ainda não possui grande infraestrutura, portanto não há comercialização de produtos alimentícios ou bebidas. Esses itens podem ser comprados nos supermercados da cidade, os quais são abertos geralmente de segunda a sexta-feira durante horário comercial e aos sábados até o meio-dia.

    Quando se trata de almoço, sugerimos que se dirija ao centro do município.


    Outros destinos

    Além da Cascata do Lago Engenho, poderá explorar outros destinos de Alegria e aproveitar muito mais o passeio. São várias trilhas e cascatas que você poderá incluir em seu roteiro.

    Não esqueça se seguir o Portal das Missões nas redes sociais e marcar a gente nas suas aventuras! 

      • Cascata do Juca 
      • Praça Arnoldo Guilherme Jost
      • Prefeitura Municipal de Alegria
      • Paróquia São Sebastião

     

    Não esqueça se seguir o Portal das Missões nas redes sociais e marcar a gente nas suas aventuras! 

     

     

  • Sobre

  •  Alegria, no noroeste do RS, é a cidade das cascatas e da natureza exuberante. 

    Com cerca de 3.700  habitantes, é um lugar interiorano com economia agrícola, destacando-se na plantação de grãos e na produção leiteira. 
    Sua geografia serrana, composta por montanhas, vales, e rios que cortam a cidade formam uma paisagem encantadora. 
    O município, fundado por imigrantes alemães e poloneses em 1935, tem sua história marcada por uma rica mistura cultural. 

    Conheça essa cidade charmosa e acolhedora!

     

     

    Lucas Rafael Souza

    Repórter | Produtor exceutivo

    Olá, pessoal! Eu sou o Lucas e venho compartilhando histórias incríveis sobre turismo, cultura e história missioneira aqui no Portal das Missões desde 2020. Meu foco é descobrir e apresentar os pontos turísticos mais fascinantes das Missões e da região noroeste do RS. Quer fazer parte dessa jornada? Mande suas sugestões de pauta através dos canais disponíveis. Vamos explorar juntos! 😉

Informações

Cascata do Lajeado Engenho em Alegria
CEP 98905000 - Alegria, RS
Lajeado Engenho, interior, Alegria


Formulário para contato