Detalhes do Site

COMBATE DE SANTA MARIO CHICO DE DOM PEDRITO



    A MAIOR DERROTA DOS MARAGATOS, foi o divisor de água da Revolução de 1923.
    Depois da retirada de Uruguaiana Honório Lemes retraíra-se para o Cerro do Caverá, esperando as tropas do **General Estácio Azambuja de Azambuja e Zeca Neto** a fim de juntarem forças para derrotar os coronéis **Claudino Nunes Pereira e Coronel Flores da Cunha. **
    Porém antes que essa união se concretizasse **Estácio Azambuja** sofreu desses chefes legalistas uma seriíssima derrota no passo de **SANTA MARIA CHICO** no município de Dom Pedrito, no dia 15 de maio de 1923.
    # **O MASSACRE:**
    As perdas revolucionárias foram pesadíssimas, além de centenas de mortos, as tropas de Estácio perderam cerca de 2000 cavalos, carroças, aranhas e mantimentos.
    # **MORTE DE ADÃO LATORRE**
    Entre os mortos dos Maragatos, estava Adão Latorre, o bárbaro Uruguai, conhecido como o Degolador do Rio Negro, morreu aos 88 anos fuzilado no Passo da Ferraria município de Dom Pedrito, após sofrer emboscada dos capangas do Major Antero Pedroso, irmão do Coronel Manoel Pedroso.
    # **ARMAS DOS LEGALISTAS:**
    As tropas borgistas eram dotadas de fuzis Mauser e de metralhadoras pesadas.
    Pouco antes do início da revolução, Borges de Medeiros encarregara o Intendente (Prefeito) de Uruguaiana, **José Antônio Flores da Cunha**, da compra de 400 fuzis Mauser e 120 mil cartuchos calibre 7,65 na Argentina, para complementar a já existente.
    A estrada de ferro estadual (RVFRGS) transportava as tropas legalistas e a Brigada de Oeste, de **Flores da Cunha**, chegou a empregar coluna motorizada na procura de contato com as tropas de Honório Lemes.
    # **A CAÇADA:**
    A partir daí, a luta no Oeste ficou desigual, traduziu-se numa perseguição pelo impossível e escarnecido Prefeito de Uruguaiana Coronel Flores da Cunha contra Honório Lemes, que em desvantagem numérica e armamento, que evitava o confronto, apenas realizando investidas quando via vantagens.
    Era questão de honra para Flores da Cunha terminar com Honório Lemes, nesta caça de Gato contra Rato com vários embates como São Gabriel, Alegrete, Dom Pedrito e em Livramento até o acordo da paz.
    **PRISÃO DE HONÓRIO LEMES**
    **Honório Lemes** foi preso pós revolução em 8 de outubro de 1925, noutro movimento revolucionário que começava a se armar e que foi praticamente exterminado com a rendição e o Tropeiro da Liberdade rendeu-se a** Flores da Cunha** que garantiu sua integridade quando populares quiseram linchá-lo.
    FONTES:
    Prof. Beraldo Figueiredo
    CARNEIRO, Glauco; GALVÃO, Osvaldo; REVISTA O CRUZEIRO – REVOLUÇÕES DA REPÚBLICA.

Informações

COMBATE DE SANTA MARIO CHICO DE DOM PEDRITO
CEP 98801640 - Outros, RS

Telefone: (55) 99659-5961

Formulário para contato