Detalhes do Site

Empada Missioneira Empada com Butiá



    Esse prato à base de carne bovina e butiá torna-se importante para a gastronomia missioneira, pois une dois ingredientes muito utilizados pelo povo Guarani na época das reduções: o butiá e a carne bovina. O butiá é um fruto nativo de nossa região, que deu origem ao nome do município de Giruá, pertencente aos Sete Povos das Missões povoados pelos índios Guarani. O butiá fazia parte da cultura e da alimentação deste povo. Buscamos este sabor peculiar que, acrescido a outros ingredientes, como a carne bovina e alguns legumes, resultaram neste sabor agridoce muito especial e único, originando esta empada denominada “missioneira”.
    Ingredientes
    Massa:
    - 200 g de farinha de trigo
    - 125g de manteiga
    - 1 gema
    - 100 g creme de leite
    Recheio:
    - 230 g guisado 
    - 1 tomate
    - ½ cebola 
    - 1 colher de manteiga 
    - 1 envelope de sazon vermelho 
    - 50 g de ervilha 
    - 150 g de polpa de butiá 
    - orégano
    - gergelim 
    - sal a gosto
    Modo de Fazer:
    Massa: Juntar todos os ingredientes, sovar até formar uma massa lisa (descansar na geladeira por 30 min). Recheio: Derreter a manteiga, juntar todos os ingredientes (menos o butiá, o orégano e o gergelim) e cozinhar. Retirar do fogo e agregar o butiá. Reservar. Abrir a massa, forrar 25 forminhas de empadas, colocar o recheio, cobrir, passar a manteiga e espalhar orégano e gergelim. Assar por aproximadamente 30 min. em forno médio.
    Receita da Padaria e Confeitaria Ehlert 
    Coleção de Artesanato e Receitas Giruá - RS

    Inventário Turístico de Giruá 2015

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Empada Missioneira Empada com Butiá
Outros, RS
Região das Missões. Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato