Detalhes do Site

Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios



    Na língua indígena tupi, "mboi" significa cobra e "tata" fogo.
    Boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, com a chegada dos padres jesuítas na América. 
    Na Região Missioneira com a chegada dos Jesuítas teve a fundição das culturas e evangelização dos indígenas  explicando o surgimento do Boitatá a “cobra de fogo” está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, como a água encheu todas as tocas, entrou também na cobra-grande, a - boiguaçu - que, havia já muitas mãos de luas, dormia quieta, entanguida. Ela então acordou-se e saiu, rabeando. Muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância.  Como a noite era escura sem estrelas a cobra comia os animais observando o brilho de seus olhos que ainda refletiam o último brilho do sol, pegou a comer as carniças. Mas só comia os olhos e nada, nada mais. A água foi baixando, a carniça foi cada vez engrossando, e a cada hora mais olhos a cobra-grande comia. E os olhos - tantos, tantos! - com um pingo de luz cada um, foram sendo devorados; no princípio um punhado, ao depois uma porção, depois um bocadão, depois, como uma braçada.
    E foi então, que a luz que estava presa se desatou por aí.
    E até pareceu cousa mandada: o sol apareceu de novo!
    No inverno ela se entoca, mas no mormaço do verão ela surge, pagando seus pecados, querendo o perdão dos céus por ter se aproveitado na hora que todos estavam vitimados. Se alguém vai atiçar fogo na mata ou pampa de forma criminosa e matar as sementes ela surge. Não quer mais vitimas que traga nos olhos a luz da vida, não quer mais comer carniças. Seu olhar faiscante, cega, enlouquece ou mata, caso se deparar com uma feche os olhos, respire calmo e fique imóvel até ela ir embora. Se tiver a cavalo, desenrole o laço e faça uma armada grande e atirar-lhe em cima e te solta a galope trazendo o laço de arrasto, assim ela se agarra em alguma macega, se entoque e te deixe livre. 
    Vídeo sobre a cobra de fogoLenda Gaúcha Boitatá, clique aqui.  
    Curiosidades sobre a lenda
    - Algumas versões da lenda contam que se uma pessoa estiver colocando fogo na floresta e encontrar com o boitatá pela frente, terá uma terrível consequência. Poderá morrer, ficar cego ou até mesmo enlouquecer.
    - De acordo com a lenda, o fogo que sai da boca do boitatá é mágico, por isso ele não queima as árvores, plantas, ou esquenta a água dos rios.
    Explicação científica:
    -Pesquisadores afirmam que esta lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico. Esse efeito é facilmente visto nos lixões com a produção do gás metano. O risco de fogo durante a queimada lembra a cobra que muitas vezes se volta contra os homens que ateiam fogo nas matas ou pampa.
    Versão: Roger Jaekel. 
    O resumo da história foi conclusão retirada dos sites:
    http://www.asstbm.com.br (*)

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias para: atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios
Outros, RS

Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato