Detalhes do Site

Musica Jesuítica Missioneira de Domenico Zipoli.



    Esta musica foi composta por padres e executada por índios nas Região das Missões.
    Quando os Jesuítas chegaram a Região das Missões, perceberam a importância da música no processo de integração cultural e mensagem para evangelizar os índios. Foram feitas na época obras de arte em musica como a “SONATA EN LA MAYOR - Domenico Zipoli (1688 - 1726)” que ultrapassou gerações sendo em todo o mundo tocado e valorizado, eram nessa época interpretada por índios, que fabricavam seus instrumentos e eram ensinados e ensaiados pelos padres. O que hoje compreende Brasil, Paraguai e Argentina era a Região das Missões, cada cidade recebia o nome de um santo católico e se chamava redução. A Igreja Católica enviou a Companhia de Jesus, fundação Jesuítica para garantir e evangelizar nas Américas. De fato, vários padres tiveram importante papel nessa tarefa, chegando até mesmo a desbravarem outras localidades onde nem mesmo os portugueses tinham a condição de sozinhos estabelecerem o domínio metropolitano. A associação entre Igreja e Estado era bastante ativa nesse período. 
    Bandeirantes e jesuítas possuíam interesses distintos com relação à população indígena e para os Jesuítas todos eram seres humanos, para os Bandeirantes os índios eram considerados massa para ser escravizada e domesticada e seguindo o rastro de das civilizações jesuíticas cometeram verdadeiros genocídios. 

  • Sobre

  • São Luiz Gonzaga um dos Sete Povos Missioneiros do Brasil, recebeu a visita de Cristina Vera Díaz, ilustre cantora lírica natural de Assuncion capital da República do Paraguay .Os anfitriões foram Jorge Guedes & Família que receberam em sua residência além de Cristina também sua companheira musical Andrea Zarza, no intuito de trocar informações musicais e culturais, pois os laços históricos que unem os três países missioneiros (Brasil,Paraguay e Argentina) perduram até hoje através dos vestígios materiais como as ruínas de São Miguel no Brasil e Santísima Trinidad del Paraná no Paraguay .Além destes monumentos materias, a musica missioneira também nos conecta através dos anos que se passaram, desde a chegada dos jesuitas na américa e a construção das nossas missões guaranis.
    Vídeo: Cristina Vera Diaz canta Strauss 
    Vídeo: Aninnia Ninna nanna, Cristina Vera-Diaz (Paraguay) 
    Torra Amore torra - Cristina Vera Diaz (Paraguay)

Informações

Musica Jesuítica Missioneira de Domenico Zipoli.
Outros, RS
Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato