Detalhes do Site

Lenda do Monge e o Cerro Pelado



                O Monge de que fala a história, habitou o Cerro Pelado no atual município de Porto Xavier/RS no final do Sec. XIX, aqui chegando ao ano de 1868.
                Era o Capitão de um Navio Italiano que ao chegar a Buenos Aires em meio a uma grande tempestade sofreu um Naufrágio no Rio da Prata. No auge do desespero e já sem esperanças fez uma promessa, se conseguisse a salvação procuraria um lugar ermo e solitário e por trinta anos se dedicaria a oração, a pregar o evangelho e ajudar os necessitados.
                Agarrou-se no mastro do navio, chegando à terra firme, tratou de cumprir sua sina, construiu uma tosca embarcação, adentrou pelo Rio da Prata, até o Rio Paraná e daí enveredou pelo Rio Uruguai. Ao chegar por estas paragens avistou um morro muito alto, sem vegetação (daí o nome Cerro Pelado) que se sobressaia na paisagem.
                Com a ajuda de alguns nativos, chegou ao topo do morro onde a vista é deslumbrante, construiu uma tosca choupana e uma capelinha para suas orações e meditações. Logo em seguida começou sua obra evangelizadora e de curas com ervas da região.
                Contam os relatos que com o passar do tempo, queria ele construir uma Capela no topo do Cerro, não tendo apoio da desconfiada população local que trazia toda a história dos jesuítas e a marcas da guerra guaranitica. mas a população começava a participar dos rituais que ocorriam em nome da fé cristã no alto do Cerro Pelado, batismos, orações, benseduras, casamentos.
                Buscou auxilio junto ao senhor de terras muito poderoso, conhecido como o “Barão do Sobrado” que habitava o Morro do Inhacurutum que distava a umas três léguas aproximadamente 14 km.
                Mal recebido e depois perseguido por este Senhor, que mandou seus comparsas atacá-lo, fugio de seus algozes: - “que as riquezas seriam alvo de disputa, uns matariam os outros, o gado morreria de peste e serviriam de banquete para os corvos e que esta localidade não teria desenvolvimento durante os próximos 100 anos, nada aqui daria certo”. - Este episódio é conhecido como a “Maldição do Monge” que teve seu término nos meados de 1960, quer queira ou não desde então a harmonia e o desenvolvimento regressou para a região.
                O Monge contrariado, atravessou o Rio Uruguai, e se estabeleceu num morro que se avistava daqui, onde contou com apoio da população, ergueu uma Capela e continuou sua obra cumprindo sua promessa. O local é conhecido como o “Cerro do Monge”, local de peregrinação e visitação localizado nas cercanias de San Javier/Argentina, como é também o nosso lendário Cerro Pelado em Porto Xavier Brasil.
    Autor - OVIDIO KAISER
    Fanpage = Mitra Porto Xavier clique aqui

  • Sobre

  • Informação e localização sobre Igreja Sagrado Coração de Jesus em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
    Informações e localização do Porto Internacional em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
    Informações e Localização da "Gruta de Todos os Santos" no Cerro Pelado. 
    Informações sobre a Lenda do Monge e localização do Cerro Pelado, 
    Informações sobre o Espelho do Monge e localização do Cerro Pelado.
    Informações sobre a Cruz de Pau Ferro e localização do Cerro Pelado. 
    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.

    A cidade de Porto Xavier é conhecido como o Corredor Missioneiro do RS, conheça nosso povo, costumes e produtos.
    O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias para: atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Lenda do Monge e o Cerro Pelado
Porto Xavier, RS
Cerro Pelado
Telefone: (55) 3354-1066

Formulário para contato