Inaugurado em 21 de outubro de 2016, em Maçambará, monumento ao missioneiro, musico Mano Lima, Obra feita manualmente em concreto armado. Com 2,70 metros de altura e pesando duas toneladas projeto e construção do artista Vinícios Ribeiro.
Mano Lima é natural de Maçambará, Bororé 2º distrito.
Homenageado em vida por sua comunidade natal o cantor e acordeonista de música nativista. Após iniciar sua carreira artística passou a residir em São Borja. Caracteriza-se principalmente, em suas composições e canções, por sua irreverência criada de uma verdadeira faculdade de vida campeira e pelo uso de um linguajar rústico, próprio do gaúcho nascido e criado no interior. Suas músicas têm como instrumento principal uma gaita de botão, que ele mesmo toca.
Os reflexos tanto na cultura quanto nas rotas de turismo após o Monumento de Noel Guarany, outra obra de Vinícios Ribeiro, assim como a do Sepé Tiaraju ou Jayme Caetano Braun e os reflexos imprevisíveis que se multiplicam, como agora dia 03 de Nov 16 no Complexo turístico Jayme Caetano Braun na Praça do Pajador, o lançamento do videodocumentário sobre a vida do Pajador Missioneiro. Reflexos que incentivam e protegem o legado destes homens.
Esperamos que venham outras homenagens, além de justiça os reflexos e estratégias em otimizar os talentos, exemplos de vida que são patrimônio de todos, verdadeiros troncos que ainda brotam e hão de brotar desta grande Nação Missioneira.
Como é digno, carinhoso e justo uma homenagem em vida. O prazer de podermos tocar, ouvir e valorizar nossos artistas.
Em São Miguel das Missões está sendo organizado mais uma estátua para o Roteiro entre Arte e Cultura, uma homenagem a Cenair Maicá.