Junto ao Fogo de Chão se Cumpriu o Ritual. Uma Noite de Confraternização, Pajadas e Debates, homenagens a Jayme Caetano Braun, poesias, musicas e improviso marcou um grupo de admiradores da cultura gaúcha. No dia 04 de Setembro de 2016. Todos se reuniram na Fazenda São José, de propriedade de José Dirceu Dutra, interior de São Miguel das Missões, para receber e contribuir da melhor forma possível com Candido Brasil, que está escrevendo uma Biografia sobre a Vida e Obra de Jayme Caetano Braun.
Os materiais que estão sendo entregues por todos devem lhe dar condições impares para este trabalho. José Dirceu Dutra entregou gravações de apresentações nativistas na Estância do Minuano na Tertúlia Nativista em 1983 de Jayme Caetano Braun e João Chagas Leite. Representando a Confraria do Icamaquã teve a presença do Confrade Maior, Afranio Marchi e João Antunes Poeta laureado e Diretor Cultural que entregaram uma coletânea de trabalhos Culturais (Musicas e poesias) inspiradas nas obras de Jayme e o Acadêmico Otávio Reichert entregou a todos um exemplar de sua obra “Decifra-me”.
Candido estava vindo de São Luiz Gonzaga e Bossoroca onde esteve em contato com amigos e familiares do Maior dos Pajador.
Foi uma noite inesquecível. Gravada para sempre nestes homens, dia 29 de janeiro, um momento que emocionou a todos e as palavras do mestre Jayme Caetano Braun o fizeram presente. Acompanhados pelo violão criolo e gaita todos foram embriagados de cultura e nativismo.
Imagens: Encontro entre Missioneiros na Fazenda São José;
Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida;
Site: Tatarandê Comunicação Entre Reduções;
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras;
Site: Monumento Jayme Caetano Braun;
Notícia: Esta Foto é uma Raridade, um Patrimônio de Todos os Gaúchos;
Site: Por que o Gaúcho fala Peleia?
Site: O Negrinho do Pastoreio;
Site: Os Quatro Troncos Missioneiros;