Notícias

26/07/2016 16:37


SEBRAE/RS Lança Perfil das 497 Cidades Gaúchas

Trabalho agrupa diversos dados socioeconômicos relevantes para o poder público e para as decisões empresariais .
Material torna público indicadores de todos os municípios do Estado (Foto: Divulgação)Material torna público indicadores de todos os municípios do Estado (Foto: Divulgação)
Porto Alegre – Um levantamento inédito deve lançar novas bases para os rumos do Rio Grande do Sul. É o Perfil das Cidades Gaúchas, um estudo exclusivo elaborado pelo SEBRAE/RS, que compila 45 indicadores dos 497 municípios do Estado. Para cada local foi elaborada uma publicação digital exclusiva com dados, gráficos e comparativos, já disponível no site do SEBRAE/RS.
Em um ano em que o destino político das cidades está sendo decidido, a ferramenta é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. “O SEBRAE/RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios”, ressalta o superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade”, destaca.
O trabalho começou a ser elaborado como piloto em julho do 2015 para as regionais “Sul” e “Campanha e Fronteira Oeste” do SEBRAE/RS. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que participam de um programa de desenvolvimento regional e já estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. “A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas”, detalha o gerente de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, André Campos, responsável pelo estudo. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.
A partir dessas informações, é possível perceber a força de locais como Porto Alegre e Caxias do Sul, que representam juntos um potencial de consumo de quase R$ 60 bilhões, bem acima dos demais municípios do Estado. Também se observa a concentração do poder econômico gaúcho na Região Metropolitana e no Vale dos Sinos, que reúnem seis dos dez municípios com maior potencial de consumo no Rio Grande do Sul.
Outra análise interessante pode ser elaborada a partir dos dados do Ranking de Compras Municipais. “As cidades de menor porte têm um potencial maior para adquirir produtos e serviços de micro e pequenas empresas, já que as demandas de grandes municípios normalmente requerem um volume e complexidade impossíveis de serem supridos pelos pequenos negócios”, compara a técnica da gerência de Gestão Estratégica do SEBRAE/RS, Andréia Grätsch do Nascimento, que também atuou na compilação dos indicadores. O município de Vista Gaúcha, no Noroeste do Estado, por exemplo, é o campeão percentual em compras públicas desse segmento empresarial, com 75,81% adquiridos de micro e pequenas empresas, em 2015. Na outra ponta, Porto Alegre alcançou apenas 12,67% de aquisições públicas de MPEs no ano passado, mas o montante ultrapassa a casa dos R$ 370 milhões

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...