Notícias

08/06/2018 14:22


Não é à toa Chomisco que sou São Luiz Gonzaga, claro que já tirei foto ai!

Parabéns São Luiz Gonzaga 331 anos não é à toa! Terra de Santo, grandes histórias e personagens de todos os gaúchos, uma das sociedades mais antigas do Riogrande. Linda, perfeita na criação e carinho as nossas origens.
Partimos do Sítio Arqueológico de São Lourenço  e suas ovelhas a imponente Igreja Matriz, com sua torre que é obelisco nas missões e suas Esculturas e Vitrais, defronte à Praça da Matriz e o Paço Municipal Sepé Tiaraú., o Museu Pinheiro Machado e todo o Centro Cultural, com o nobre Altar da Pátria de São Luiz Gonzaga, não existe foto que comova mais e orgulhe um gaúcho que já ouviu qualquer coisa de nossas músicas ou pajadas, do que fazer uma imagem junto ao Monumento Jayme Caetano Braun. A Igreja ou Gruta Nossa Senhora de Lourdes ponto de oração e início da Coluna Prestes, a Casa de Pedra uma das primeiras da cidade, o Centro Esportivo Expedicionário e Museu Arqueológico, a escultura linda da Guarani em frente ao Correio, outra, uma das homenagens mais inteligentes e carregada de símbolos e raiz que é o Monumento Justiça Missioneira em frente ao Fórum, o Cine LUX, lugarzinho mais aconchegante de São Luiz Gonzaga, cidade mãe da Musica Tradicionalista e Missioneira, os Quatro Troncos Missioneiros bastiões e guardiões de muitas tradições hoje enraizadas no nosso comportamento e pelo mundo espalhadas. 
          Todos independente da querência que moram, nascidos aqui ou não, gostaria de ter o prazer de passeando pela cidade encontrar ainda hoje com Don Ortaça, que é testemunho vivo de toda uma luta, ao passear por São Luiz Gonzaga vai cruzar com este nobre e pode trocar um abraço com alma de quatro braços.
          São Luiz Gonzaga goza e renova seus talentos nos mais diversos campos como o escultor Vinícius Ribeiro que tem alterado a forma de olharmos nossos símbolos por todo o Riogrande, talvez está nascente de talento e gloria esteja na origem de seu nome São Luíz Gonzaga, Padroeiro da Juventude, um dos santos mais jovens e pelo visto atuante na comunidade. 
Vídeo: Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho 
Vídeo: Visão panorâmica da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga
Vídeo: Ruínas de São Lourenço - São Luiz Gonzaga
Vídeo: Monumento Jayme Caetano Braun - São Luiz Gonzaga  
Imagem: Via Sacra Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga 
Imagens Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
Programação de aniversário de São Luiz Gonzaga 329 anos 2016

Notícia: São Luiz Gonzaga, prefeito Junaro recebe Portal das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...