Notícias

27/05/2016 11:28


Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/05/2016

Paraty: Dizia o amigo Luiz Dalla Costa há 20 anos: “Brinque com teu filho enquanto ele quer brincar contigo. Depois de crescidos talvez não queiram ou estarão distantes..." Com alegria recebi a visita do primogênito Leandro, de 27 anos, hoje residindo em SP. Entre um e outro chimarrão narrou curiosidades de visita que fez ao litoral carioca: com maré baixa o fundo do mar fica visível em alguns locais, principalmente próximo ao cais e nas praias do Pontal e Jabaquara. Já com maré alta, as águas invadem a cidade. As ruas foram projetadas para permitir a entrada e saída da água, tornando-se uma forma natural de limpá-las. Porém alguns moradores soltam dejetos, poluindo a orla e as ruas. As casas foram construídas trinta centímetros acima do nível das ruas, evitando entrar água do mar. Nas marés muito fortes, quase todo o centro histórico fica alagado, sendo comum encontrar caiçaras com suas canoas remando pelas ruas. As mais invadidas são a Dr. Pereira e Santa Rita, desaconselhando estacionar o carro nesses locais. Caiçaras? Assim chamados os nativos litorâneos do norte de SP e sul de RJ. Vale a pena conhecer o Centro Histórico de Paraty, que nos ajuda a entender a história do país, com prédios antigos e ruas de pedras da época. Com restaurantes simples e mais requintados, idem aos hotéis, tem belíssimo litoral, mas nas praias próximas ao centro histórico são contraindicadas para banho, também devido ao fundo lamacento (foz de dois rios). Há opções de traslado de barco para inúmeras ilhas. De carro, indicou o distrito de Trindade, a 30km, pesqueiro, hoje também turístico, com cenário natural incrível, onde as montanhas encontram o mar. Após chegar ao local, encoste seu veículo e realize tudo a pé. Como Pousada, recomendou a Casa de Praia, simples, porém limpa, confortável e bem localizada, com excelente atendimento. Valores? Diárias da suíte para casal (exceto feriados) a partir de R$ 160, com direito a café da manhã.

Truco: Fiz dupla, de última hora, com o professor Rodrigo Ledur (E. E. Catarina Lépori), e logramos o 2º lugar no 1º Torneio de Truco realizado no GDF Os Farroupilhas, que teve 43 duplas competindo. Com direito a duas vidas mais reinscrição, iniciou às 16h30min e terminou às 13h de domingo, 22. Aos truqueiros: Além de São Luiz Gonzaga, participaram também santa-rosenses, e uma delas tirou uma vida nossa. Fomos a única a tirar uma vida dos campeões santa-marienses Guilherme e Emerson. Ambos chegamos à final com uma vida mais a reinscrição, então decidimos por apenas uma partida de três vasas. Vencemos a primeira e na segunda vasa estávamos 18 x 17, faltando seis para nós, quando houve o imbróglio. Como pé da dupla, passei a senha de flor para o companheiro, mas este, também com a cheirosa e emocionado, chegando-lhe a vez, gritou: - Flor e truco e saio! Eles emendaram um “Não quero!” puxando quatro tentos, quando falei, sem mostrar as cartas: Flor é minha! Deveria ter calado... Buenas! A palavra “truco” fechou minha flor. Alegaram à Comissão que, assim como nos pontos, após o “Não Quero” é que se mostra pontos e flor, então... Não há nada específico no regulamento do MTG para este caso. Por teoria nossa, o justo seria receber quatro tentos em vez de sete, mas a Comissão reverteu tudo ao adversário, a quem faltava sete tentos. Como pratas da casa, convenci o colega e damos por perdido aquela vasa. Na nega perdemos de 24 X 23, num jogo disputadíssimo. O 3º ficou para os santo-angelenses Éder e Máximus, e o 4º lugar para Puda e Lucas, de Santa Rosa. 

Crocs?: No Youtube, um repórter perguntou para vários: - O que você faria caso seu filho usasse crocs? Todos entenderam como sendo o crack (droga). Depois ele mostrava uma banca ambulante vendendo os pares de crocs, os chinelos emborrachados.
Dia do Serviço de Saúde: Comemorado pelo Exército em 27 de maio, reverencia o Gen. Med. João Severiano da Fonseca. Entre as muitas virtudes deste cirurgião, o trabalho primoroso como médico sanitarista e na Guerra do Paraguai.

Humor: Jesus, ao ver pessoas querendo apedrejar uma prostituta, falou:  - Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Nisto um jovem impulsivo atirou uma pedra nela, ao que Jesus indagou: - Meu filho, você nunca errou? - Não, Jesus! Desta distância nunca errei!

Sentimentos: À perda da amiga Ernestina Broichart Antunes, de 84 anos, que residia no Bairro Pippi. Faleceu na tardinha de 25 de maio.

Chasque: Para Edna Lautert, Presidente da ASLE, pelo lançamento da revista Busines$ (Mai e Jun), e pelo aniversário que comemora hoje, 28 de maio. Parabéns! 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/05/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 14/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/05/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 16/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 10/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/04/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/03/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/03/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 20/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016  
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...