Notícias

29/01/2015 08:59


Reunião da Regional Missões II irá definir pautas e organização do Grito de Alerta Missões

O programa Jornal da Manhã transmitiu entrevista com o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, que também é assessor da Regional Missões II. Rafael falou sobre a pauta da reunião da Regional, que ocorre em São Luiz Gonzaga, na próxima terça-feira, dia 3 de fevereiro.

Segundo o entrevistado, a pauta será concentrada no Grito de Alerta Missões/Fronteira Noroeste, que será realizado em São Luiz Gonzaga, no dia 7 de maio, o qual certamente é o maior evento organizado pelas regionais dos STRs neste primeiro semestre.

Entretanto, Rafael destacou muitos outros itens que, além de compor as reivindicações do Grito de Alerta, também deverão ser tratados no encontro de terça-feira em São Luiz. Um dos assuntos diz respeito às barragens que vão atingir muitos municípios da região, como Porto Xavier, Roque Gonzales, São Nicolau, Pirapó e Garruchos. A cada encontro a Regional Missões II vem fazendo encaminhamentos sobre esse tema. Rafael disse que há várias dúvidas por parte dos atingidos pelas barragens, sendo que o interesse do movimento sindical não é favorável nem contrário às barragens, pois tem como foco exclusivo o interesse das pessoas que serão atingidas pelas construções. O entrevistado ressaltou que há dificuldade em agendar reuniões com os responsáveis pelos empreendimentos e por isso muitas dúvidas persistem.

Outro tema abordado foi a questão envolvendo o comércio de leite, que, desde 2014, enfrenta grave crise na região, com produtores cobrando de empresas o valor que não foi pago pelo produto. Inclusive, alguns produtores até estão ficando excluídos do comércio pelo fato de alguns motoristas nem mesmos passarem mais pelas localidades que antes costumavam visitar para recolher o leite. Apesar de este problema estar sendo mais registrado na região da Grande Santa Rosa, na microrregião de São Luiz Gonzaga esta situação vem causando grande dor de cabeça na cidade de Roque Gonzales, onde há um bom número de produtores que não receberam pela produção entregue. Segundo Rafael, no dia 20 de fevereiro haverá reunião com prefeitos, Emater e representações dos STRs para seguir buscando soluções para este problema.

O assessor da Regional Missões II também abordou as alterações previdenciárias que estão gerando discussões e ainda não se tem uma posição definida por parte de entidades como a Regional Missões. Todos esses temas, antes de serem anexados à pauta do Grito de Alerta, serão trabalhados em reuniões como a de terça-feira e levados às instâncias governamentais da forma mais clara e objetiva possível.

Fonte: Rádio Missioneira

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...