Notícias

04/03/2016 15:09


Otávio Reichert - INTEGRANDO 05/03/2016

Costelão: O Grupo de Danças Folclóricas (GDF) Os Farroupilhas, entidade tradicionalista santo-angelense, também se destaca nas Missões pela preparação culinária do Costelão Campeiro, sendo o deste 6 Mar, sua 25º edição. O que distingue este assado comparando-o ao churrasco tradicional? Por que se torna ainda mais saboroso, embora sendo a mesma costela bovina?
Iniciemos com seu preparo. Normalmente usamos a “janela”, que significa aparar o vazio e o matambre da costela, bem como a parte da ponta-de-peito, embora possamos também assá-la inteira.
O sal grosso é o mesmo do churrasco, geralmente puro. Podemos usar o sal temperado, mas vai uma regra: o tempero não pode “camuflar” o sabor natural do alimento, apenas realçá-lo. Cabe temperar a costela no mínimo seis horas antes, ao contrário do churrasco que temperamos, no máximo, 30min antes, ao espetá-la, ou mesmo quando já aquecido pela brasa.
Para o Costelão convém que se tenha um espeto duplo, mais largo que o normal. Para evitar que a carne escorregue, atar a carne, com arame ou similar, na extremidade do cabo. Entre os segredos do preparo: com faca pontuda risque a carne fibrosa ao comprido no meio da costela, e assim o osso se desprenderá mais facilmente depois de assada.
O namoro vai longe: entre quatro a seis horas, até mais, dependendo da espessura da costela. Conforme a imagem, a parte do osso ficará de 60 a 70% do tempo costeando o fogo. O osso se aquece mais e faz cozinhar a carne, deixando-a mais macia, mais saborosa e menos gordurosa.
Trabalhoso? Agora é só bater o sal. Vale a pena! Neste domingo, madrugadita no más, alguns peões caseiros estarão preparando em torno de 15 costelões. Fica o convite, amigo! O GDF Os Farroupilhas fica no final da rua Marechal Floriano, zona norte da capital missioneira. (Contatos e informações sobre o GDF os Farroupilha (55) 9616-8681- 9942-1817)

Estudantes: Criaram preservativo que detecta doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os criadores, jovens de 13 e 14 anos, são de Londres. Embora em fase conceitual, foram premiados por esta camisinha inteligente, que muda de cor conforme a DST. Fica verde para clamídia, amarela para herpes, roxa para o papilomavírus humano (HPV), ou azul para a sífilis.    Uvas? Esta é a Uva Banana. Com formato diferente, tem o mesmo sabor da uva Dedo de Dama, também pouco conhecida. A raridade pode ser encontrada em Soledade – RS.

Simplicidade: É fácil nos acostumarmos com mordomias, mas deixar de se beneficiar, quando acostumados com ela, relutamos um pouco. Exemplo: depois de instalarmos um Split no quarto parece que não conseguimos mais dormir sem ele. Nosso corpo se acostuma ao deleite da temperatura mais ideal, inclusive alguns exageram a refrigeração, levando a choques térmicos no entra e sai de estabelecimentos.

Split: Dias atrás abordei sobre a limpeza dos filtros (geralmente dois), além da parte visível da evaporadora. Cabe porém, a manutenção completa (2º escalão), que deve ser feita por um técnico especializado. Embora alguns manuais recomendem ser anual, poderá ser mais espaçada (2 a 3 anos). Há uma técnica de fazer a limpeza com bolsa coletora, mas o melhor é desmontar as duas partes do aparelho para a limpeza da hélice, dos ductos, etc.
Embora com custo similar à instalação do aparelho ela é importante, pois além de melhorar o funcionamento, diminuirá o consumo de energia elétrica, e o principal: eliminação de bactérias e fungos residuais. Após quatro anos fiz esta limpeza, pagando R$ 250, mas valeu a pena! 

Mulheres: Geralmente não revelam a idade. Entre as exceções está a porto-alegrense Neiva, minha prima, que em 8 Fev, na segunda-feira de carnaval, decorou o bolo com duas velas numéricas para seus 50 anos. A festa aconteceu no interior de Esperança do Sul, sua terra natal, comemorada à moda antiga, com música ao vivo, cuca e linguiça cozida. Um casal de vovôs encabeçou a famosa polonesa, e outras danças.

Chimarrão: É exatamente o contrário da televisão. Faz você conversar se estás com alguém, e te faz pensar quando sozinho. (autor anônimo) 

Humor: O empregado puxa-saco para o patrão: - Chefe… Nesse mundo só existem duas pessoas a quem eu daria minha vida!
E o chefe: - Deve ser sua mulher e seu filho, correto?
- Não! A primeira pessoa é o senhor…
- Nossa! Muito obrigado… E a segunda?
- Quem o senhor indicar!

Otávio Reichert - INTEGRANDO 27/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 13/02/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 06/02/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/01/2016

Otávio Reichert - INTEGRANDO 23/01/2016 
Otávio Reichert - INTEGRANDO 15/01/2016
Otávio Reichert - INTEGRANDO 09/01/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO 29/12/2015
Otávio Reichert - INTEGRANDO Origem do Natal 
​Otávio Reichert - INTEGRANDO Quadrigêmeos
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jacu
Otávio Reichert - INTEGRANDO  Alfafa
Otávio Reichert - INTEGRANDO Jantar Baile
Otávio Reichert - INTEGRANDO - Noel Guarany 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...