Notícias

09/07/2018 11:51


Cardeal Amarelo um Guerreiro dos Pampas em Extinção!

Atualmente, estima-se que existam menos que 100 indivíduos da espécie no ambiente natural. Já a população em cativeiro no Brasil, concentrada majoritariamente nas mãos de criadores amadoristas, ultrapassa a população em vida livre. Daí a necessidade de se criar e manejar uma população cativa como estoque de segurança, a fim de orientar a implementação de ações de conservação de seu ambiente e potencial reintrodução em médio e longo prazo. 
É um pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Sua plumagem é em grande parte amarela, com uma longa cauda. A parte fundamental do seu nome vem da crista. Ambos os sexos têm uma crista preta e garganta com uma bela mancha preta contrastante com a coloração amarela que a margeia. O bico, olhos e pernas de ambos os sexos são escuros.

O macho tem uma sobrancelha amarela e listra malar também amarela. Possui uma faixa trans-ocular preta que parte do bico e vai diminuindo de intensidade até atingir a parte posterior aos olhos e próximo da nuca. Seu peito, ventre e crisso são amarelos, mas menos intenso em coloração que a sobrancelha. O manto é amarelo-oliva, salpicado de pequenas listas escuras, terminando em uma cauda amarela com retrizes centrais escuras.
A fêmea é similar, exceto as listras faciais que são brancos, e ela tem a plumagem do peito e flancos cinza, com amarelo restrito à barriga e parte inferior da cauda. 
Os jovens são similares às fêmeas, com coloração esmaecida e mancha gular menos intensa e definida. A crista dos jovens também é menor do que nos indivíduos adultos. O Cardeal Amarelo é uma espécie de porte médio, mede cerca de 19,2 cm de comprimento. 
O Pássaro Cardeal, Crista Vermelha“O Guerreiro dos Pampas”. 
Vídeo: Pássaro Cardeal do Sul. Canto Clássico do Guerreiro dos Pampas.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...