Notícias

01/06/2021 17:05


FASA - Sistema CONFEA/CREA é tema do Intervalo Colaborativo das Engenharias

As turmas da área das Engenharias da Faculdade Santo  ngelo (FASA), participaram do Intervalo Colaborativo que abordou o tema: “Sistema CONFEA/CREA”. Para a palestra e explanação do assunto, recebemos a convidada, Nanci Walter, Engenheira Ambiental e Presidenta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS. 

O protocolo iniciou com a fala do CEO da FASA, Rafael Rossetto, o qual recepcionou os alunos, professores e ressaltou para Nanci Walter, a importância da parceria entre FASA e CREA/RS, em relação ao registro dos seis cursos da área das Engenharias, processo que está sendo concretizado. “Estamos sempre disponíveis e esperamos recebê-la, em breve, para uma visita em nossa estrutura física”, destaca Rossetto. 

Nanci Walter iniciou sua fala, abordando pontos sobre o registro dos cursos das Engenharias da FASA junto ao CREA/RS e tranquilizou a comunidade acadêmica, afirmando que esse processo está prestes a ser finalizado. De imediato, abordou a explicação sobre como ocorre o funcionamento do sistema de gestão do CREA/RS e qual é a finalidade do órgão para os profissionais engenheiros. “É o que garante a fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, de nível superior, no território de sua jurisdição”, afirma Nanci.

Os Conselhos Profissionais não recebem nenhum tipo de subsídio do Governo, e assim como todos os outros CREAs distribuídos pelo Brasil, são vinculados ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas. Cabe ao CONFEA garantir a unidade de ação e a normatização de todos os CREAs, exercendo funções de supervisão financeira e administrativa sobre eles, formando-se assim, o Sistema CONFEA/CREA.

Além do modelo de gestão, o conselho preza pela qualidade dos serviços prestados. “É neste espaço que atua a fiscalização da Instituição, exigindo dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado”, destaca Nanci. 

O Intervalo Colaborativo é desenvolvido a cada 15 dias e tem como objetivo promover o aprendizado e o debate sobre temas relevantes à profissão escolhida pelos acadêmicos. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...