Notícias

02/02/2021 06:24


Medalha do Pajador é entregue ao Piquete Querência Aberta

Para celebrar os 97 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun e marcar a passagem do Dia do Pajador, a Secretaria de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizaram no sábado (30), a entrega da Medalha do Pajador ao Piquete Querência Aberta.

O ato – o qual não foi aberto ao público – ocorreu no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, atendendo aos protocolos sanitários para evitar a disseminação da COVID-19. Os convidados foram recepcionados pela secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli. A honraria foi entregue ao integrante da patronagem do Piquete Querência Aberta, Lucas Farias, pelo escultor e conselheiro do COMTUR, Vinícius Ribeiro (o qual confeccionou e patrocinou a medalha). “Foram tempos de perda para o piquete e estou emocionado em receber essa honraria. Agradeço em nome do Piquete Querência Aberta a homenagem e destaco que estamos à disposição. Vamos seguir vivendo e aprendendo com o legado de Jayme Caetano Braun”, destacou Lucas.

O vice-prefeito José Antônio Flach Werle (Piti Werle), parabenizou o Piquete Querência Aberta pelo trabalho de valorização e preservação da cultura gaúcha. Piti também destacou a dedicação do escultor Vinícius Ribeiro, apoiador das atividades culturais do município e o qual se disponibilizou a realizar os reparos no monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun de forma voluntária.  “Nós temos orgulho da nossa terra, do nosso município. Muito desse orgulho também está ligado a obra de Jayme Caetano Braun. Eu tive a honra de vê-lo. Um homem simples que deixou um legado grandioso para as gerações futuras”, afirmou.

O presidente do COMTUR, Carlos Sidnei Ferreira, comentou sobre a decisão de realizar a entrega da honraria. “Não foi possível promover um evento como nos anos anteriores. Decidimos realizar algo simples e restrito para marcar a data e novamente tivemos muito apoio. Agradeço a presença do representante do Piquete Querência Aberta, Lucas Farias, e parabenizo pela honraria”.

O ato também contou com uma bela pajada em homenagem a Jayme Caetano Braun e ao Piquete Querência Aberta feita pelo artista Orci Machado, acompanhado por Fábio Borba no violão. Também participaram da solenidade, a vereadora Rose Grings (representando o Legislativo Municipal); a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, Liandra Antonini e Irene Notarjacomo e o assessor Márcio Greff. 

A Medalha do Pajador é uma homenagem do Executivo Municipal e do COMTUR às entidades que trabalham na preservação da obra de Jayme Caetano Braun e na divulgação da cultura gaúcha. A medalha é tradicionalmente entregue no dia 30 de janeiro, para marcar o aniversário do grande poeta e celebrar o “Dia do Pajador Gaúcho”.

Fonte: Larissa Dorneles

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...