Notícias

01/02/2021 07:00


Energia da Cermissões fomenta produção leiteira e suinicultura em São Paulo das Missões

“Sem energia elétrica, nada da tecnologia implantada seria possível em nossa propriedade”, explica o associado da Cermissões, Neivo Inácio Kramer, que trabalha em sociedade com seu irmão Neimar. Em uma área de 100 hectares os irmãos, empreendedores rurais, trabalham com leitaria, criação de suínos e gado de corte.

Neivo está entre os associados de São Paulo das Missões, que foram atendidos com investimento em melhorias de redes no município. A equipe da Cermissões, coordenada pelo colaborador Roberto Colpo, executou a obra de construção de rede trifásica, nas comunidades de Linha Pinheiro Machado e Dona Helena Norte, com extensão superior a 5,5 km de rede.  “Encontramos dificuldades na colocação dos postes, devido à grande quantidade de pedras no traçado da rede, sendo necessário a utilização da retroescavadeira e rompedor”, explica Colpo, que executou o projeto no trimestre final de 2020, intercalando com outras obras emergenciais na região. Foram implantados 80 postes novos, e estendidos 3,6 toneladas de cabos condutores, com investimento superior a R$ 400 mil.

Esta adição de fase atende à reivindicação apresentada pelos associados em miniassembleia. Todos são agricultores familiares. Mais de cinco produtores de suínos estão instalados na extensão da rede e poderão utilizar esta energia para novos investimentos na propriedade. Além disso foi atendida a reivindicação antiga da Ex-prefeita Noila Ruwer, com a rede trifásica para bomba do poço artesiano que abastece a comunidade com água potável.

Para o Presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos, este é o diferencial do sistema Cooperativo: “É importante o associado perceber, que toda sobra de recursos da Cooperativa é investida em melhoria na infraestrutura para ofertar energia elétrica com qualidade”, explicou. “Com gestão eficiente e estratégica, queremos dar apoio para os associados investirem na sua propriedade, com segurança e suporte para planejar e alcançar resultados”, complementou o Presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos.

O engenheiro elétrico, coordenador do setor de projetos, Nerisom Rohleder, afirma que além da rede nova, e mais robusta, para garantir a qualidade da energia entregue, foram substituídos os transformadores monofásicos por trifásicos, dependendo da demanda de consumo solicitada.

Na quarta-feira, dia 20 de janeiro, o Engenheiro Nerissom, junto com a Assessoria de Comunicação e o Vice-Presidente da Cermissões, respeitando as regras de prevenção ao Covid-19, estiveram em seis associados que já ligaram a rede bifásica e trifásica, para saber como está a utilização desta energia com mais qualidade. Na oportunidade, os associados também puderam conversar com o Engenheiro, tirar dúvidas quanto a funcionalidade de motores, e adequações necessárias na propriedade para utilização correta da energia elétrica. “Foi muito produtivo o diálogo com os associados, pois tem alguns que ainda não fizeram o seu pedido, assim pude orientar para fazer a solicitação com segurança”, explicou Nerisom.

Questionados sobre a funcionalidade da energia elétrica, agora trifásica, manifestaram a satisfação por estar investindo em sua propriedade, tendo apoio da cooperativa que fazem parte, e mais ainda por colher resultados positivos de sua produção. “Quero preparar os meninos para dar sequência nesta atividade, pois após pagar os investimentos feitos, o lucro será maior”, manifestou o associado Daniel Afonso Muller Kramer, que trabalha em 10,9 hectares, com sua esposa e seus dois filhos, o Douglas e o Dalvani, na qual possuem 19 vacas leiteiras, e uma produção diária de 255 litros de leite.

Desta forma a Cermissões vai consolidando sua missão, demonstrando a força do cooperativismo como promotora do desenvolvimento e da economia regional. Em fevereiro a Cooperativa comemora 60 anos de fundação, se mantendo por cinco anos no ranking das cinco melhores distribuidoras de energia do Brasil, e a única Cooperativa Tricampeã do IASC Brasil de Satisfação do Consumidor, através da pesquisa realizada anualmente pela Aneel.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...