Notícias

29/01/2021 13:44


Alunos da FASA revivem 3 séculos de história na educação

Produzir experiências memoráveis e transformar a faculdade nos melhores anos da vida dos alunos! Alinhada nesse propósito, a Faculdade Santo Ângelo (FASA), busca incansavelmente encantar seus acadêmicos, com novos projetos, muito conhecimento e experiências incríveis.

E temos mais novidades! Está em construção um espaço que irá agregar três séculos de história na educação. Certamente quem viveu nos anos 50 e 60, época em que Leonel de Moura Brizola governou o Rio Grande do Sul, deve ter conhecido as famosas Brizoletas. Com o slogan “Nenhuma Criança sem Escola no Rio Grande do Sul”, Brizola incentivou a educação e construiu centenas de escolas rurais, edificadas em madeira e conhecidas até hoje como Brizoletas.

As escolas dessa época eram todas padronizadas, pintadas de verde, amarelo e azul, eram feitas de madeira e com uma treliça na parte da área do alpendre, na frente.

Na FASA, o projeto vai além! A construção, que já está em andamento, contará com três espaços, onde os alunos irão vivenciar três séculos de história na educação.

A primeira, será uma construção que remete ao século XIX e lembra o Casarão Colonial. Construído de pau-a-pique, exatamente como eram feitos antigamente. Durante os três séculos de colonização, a educação no Brasil era restrita a alguns filhos de colonos e índios. Até meados do século XVIII, a base do que se ensinava na Colônia consistia nos métodos da educação jesuítica. 

Ao lado, está sendo construída uma réplica da famosa Brizoleta dos anos 50 e 60, com o mesmo formato e as mesmas cores, porém agora, apostando mais na sustentabilidade e tecnologias termoacústicas, coisas que as brizoletas tradicionais não possuíam.

Já a terceira, no século XXI, será uma construção futurista, com muito metal, vidro, tecnologia e inovação.

Alunos de todos os cursos terão aula nesses laboratórios. Uma oportunidade para vivenciar novas experiências. A ideia do espaço “3 séculos de história na educação” é levar os alunos para uma viagem pelos séculos e acompanhar a evolução da educação.

Para o coordenador do projeto, Clairton da Silva, o Jappa, “às vezes o futuro é o passado redescoberto. As pessoas acham que o futuro tem que ser algo diferente, que nunca existiu, mas na verdade pode ser feita uma nova configuração,” explica.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...