Notícias

20/12/2020 18:02


Aeroporto Regional Sepé Tiaraju foi aprovado no teste da VASIS para operar com voos comerciais

    Na última semana, um avião laboratório da Força Aérea Brasileira esteve no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, para restabelecer o VASIS (Indicador de Ângulo de Aproximação Visual) para auxiliar no pouso das aeronaves na cabeceira 12.
   A inspeção foi realizada por uma equipe técnica do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos de auxílio à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o país, garantindo a confiabilidade das informações utilizadas pela aviação civil e militar.
   Além disso, o GEIV inspeciona periodicamente equipamentos de comunicação de trajetória de aproximação visual (VASIS/AVASIS), de trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), de recalada (VHF-DF), omnidirecionais em VHF (VOR), medidores de distância (DME), além de aferir sistemas de pouso por instrumentos (ILS), sistemas de luzes de aproximação (ALS), radiofaróis não direcionais (NDB), radares (primário e secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), perfazendo um total de aproximadamente 900 equipamentos de auxílio à navegação aérea.
  Ao final da inspeção, o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju passou no teste e foi aprovado para operar com vôos comerciais, sendo uma importante conquista para Santo Ângelo e região.
  Vale destacar que o agendamento para instalação do equipamento estava previsto para acontecer em março de 2021, e foi antecipado para dezembro devido à ajuda de várias pessoas e equipes técnicas que estiveram no Aeroporto durante toda a semana e trabalharam para deixar o equipamento dentro do nível aceitável de segurança.
  Segundo Paulo Dalla Porta, presidente do Aeroclube de Santo Ângelo, “este voo do GEIV na última quinta-feira, 17 de dezembro, teve toda uma preparação anterior, pois para agendarmos o mesmo, contamos com a colaboração de várias pessoas. Gostaria de agradecer a equipe do GEIV, ao Técnico da Telear, Márcio Motta; o Diretor do DAP; Rômulo Medeiros Saraiva e a Sala Rádio OEA, Alessandro Copetti, sem eles não seria possível termos este equipamento instalado ainda este ano. Assim, aos poucos, vamos alcançando os objetivos de qualificar nosso Aeroporto e colocá-lo no lugar que merece, sendo um Aeroporto de referência no Estado do Rio Grande do Sul”, destacou Dalla Porta.
   De acordo com o presidente da ACISA, Felipe Fontana, “existe uma grande mobilização de toda a região para que o Aeroporto de Santo Ângelo opere a todo o vapor em 2021, com linhas tanto para Porto Alegre, quanto para São Paulo. Já tivemos o apoio de mais de 30 entidades empresariais, universidades e associações municipais da região Noroeste do Rio Grande do Sul que aguardam ansiosamente a retomada dos voos comerciais do Aeroporto de Santo Ângelo para vários destinos brasileiros”.

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...