Notícias

11/12/2020 14:15


Curso de Agronomia da FASA realiza o último Intervalo Colaborativo do ano de 2020

No último Intervalo Colaborativo do ano, os alunos do curso de Agronomia da FASA, contaram com a presença do renomado pesquisador da Embrapa, Gilberto Rocca da Cunha, que abordou o tema: Zoneamento Agroclimático e seu papel no desenvolvimento da Agricultura Brasileira.

Em sua fala, o palestrante destacou como as adversidades climáticas podem afetar direta ou indiretamente a produção agrícola, sendo a seca a adversidade com maior impacto atualmente. “Diante das adversidades climáticas que ocorrem constantemente no Brasil, e da interferência negativa que essas causam na produção agrícola e na economia do país, as instituições de pesquisas desenvolveram mecanismos que permitem indicar, com maior margem de segurança, o local e a data mais apropriada para plantar determinada cultura, nas mais diversas regiões brasileiras, como também a cultura mais adequada para cada região. Esse mecanismo é conhecido por Zoneamento Agrícola”, explicou.

Para o aluno Kariel da Luz Eibs, do segundo semestre de Agronomia, “o Intervalo Colaborativo foi um importante meio de aprendizado, referenciando na prática todo conteúdo que tivemos em Agrometeorologia e o quanto esse conhecimento é importante para nós futuros Engenheiros Agrônomos e para o produtor rural para minimizar os riscos de perdas agrícolas pelas adversidades climáticas. Além disso, o conhecimento sobre Zoneamento Agrícola é um importante meio de apoio à produtividade na agricultura, no crédito rural e no incentivo à expansão de culturas e regiões produtivas”.

Já para o acadêmico Andrey de Jesus, do segundo semestre da alternância, “a palestra foi um bom momento para receber informações com maior precisão sobre o Zoneamento Agrícola, cujo tema é importante para a agricultura nacional”. Devido a importância da palestra e por ser via google meet, os familiares de Andrey também assistiram a fala do pesquisador da Embrapa.

Gilberto Rocca da Cunha é Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Fitotecnia pela mesma universidade. Atualmente é pesquisador - A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...