Notícias

01/12/2020 15:12


FASA: Iniciaram as apresentações dos Projetos Teórico-Práticos

Iniciaram nesta segunda-feira, 30 de novembro, as apresentações dos projetos Teórico-Práticos da FASA. Durante toda a semana, serão apresentados 146 relatórios de pesquisa, envolvendo os alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária e Pedagogia.

As bancas acontecem pelo google meet e as turmas são convidadas para assistir e prestigiar os colegas.

O teórico-prático é realizado todos os anos como critério de avaliação da FASA. Nesta proposta, no primeiro semestre do ano letivo, durante o Seminário de Iniciação Científica, o aluno tem a oportunidade de produzir um projeto de pesquisa com uma temática adequada ao seu curso e de livre escolha e no semestre seguinte, o trabalho é aplicado na prática.

A apresentação do projeto teórico-prático é realizado anualmente durante a Feira de Inovação e Empreendedorismo, onde a pesquisa é submetida a bancas avaliadoras compostas por professores e coordenadores dos cursos. De forma individual ou em grupo, os estudantes apresentam o desenvolvimento dos estudos, o que contribui também com a média final.

As atividades oportunizam aos alunos o desenvolvimento com maior autonomia de diversas habilidades. O instinto científico é aguçado e o aluno busca, cada vez mais, hipóteses para interpretar. Com essa proposta inovadora, o conhecimento deixa de ser algo passivo e decorado para ser algo que o aluno constrói e pelo qual se responsabiliza.

A professora de Medicina Veterinária, Camila Tonini, orientou 15 alunos e será banca de mais 17 apresentações. Para ela, a proposta da FASA contribui com o crescimento acadêmico e faz com que o mesmo aprenda um contexto amplo da área escolhida, abrindo horizontes para o conhecimento além dos laboratórios. “Na apresentação, o aluno tem autonomia para descobrir novas áreas de atuação, fazendo com que seja instigado o interesse pela pesquisa científica”.

Para a coordenadora do Teórico-Prático, professora Cecília Gabriela Rubert Possenti, “é com muita alegria e satisfação que nessa semana acompanhamos as apresentações dos Relatórios Teórico-Práticos. São 146 trabalhos produzidos pelos nossos acadêmicos, com experiências que têm contribuído para a discussão e o aperfeiçoamento da formação nos mais diferentes cursos. As práticas realizadas obtiveram resultados surpreendentes, demonstrando a importância dessa atividade desde o início da graduação,” destacou a professora.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...