Notícias

26/11/2020 15:03


FASA promove debate no Dia da Consciência Negra

No dia em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Espaço Frida Kahlo - Laboratório de Direitos Humanos e Diversidade da FASA promoveu um debate via google meet.

Alunos de todos os cursos de graduação da Faculdade, do Projeto De Olho no Futuro e comunidade em geral foram convidados a participar da atividade que abordou a “Comemoração, Luta e Combate ao Racismo”, com Rafael Diogo dos Santos, conhecido como Rafa Rafuagi.

Para a acadêmica do curso de Pedagogia, Juliana da Rosa, “debater sobre a Educação antiracista é um assunto de urgência tanto no espaço acadêmico como nos demais espaços sociais da sociedade. A FASA está de parabéns por proporcionar momentos como esse, pois demonstra a sua preocupação na formação de profissionais e cidadãos conscientes em relação ao respeito e à diversidade cultural existente em nosso país”.

De acordo com a professora Fátima Ehlert, trazer para a academia a reflexão sobre o racismo neste momento em que assistimos a tantas injustiças cometidas em relação aos negros é acreditar que é possível construir uma sociedade antirracista e mais justa, e que a educação é um espaço de transformação.

“A reflexão apresentada pelo palestrante, Rafa Rafuagi, qualificou a abordagem e o debate e nos fez pensar sobre o nosso papel enquanto educadores, sobre as práticas coletivas que precisamos assumir, sobre as articulações culturais que precisamos promover e sobre as atitudes que precisamos tomar para que o silêncio diante de situações racistas em todos os âmbitos de nossa convivência não permita que se perpetuem o preconceito, o desrespeito e o crime contra negros. Este Dia da Consciência Negra fez do espaço da FASA, um espaço de reflexão e de fortalecimento do compromisso que temos com a construção de uma sociedade igualitária e justa,” finalizou a professora Fátima.

“Em meio a 132 anos de luta pela consciência, passamos a salientar que não basta apenas não ser racista, é preciso ser antirracista”, ressaltou a aluna do Projeto De Olho no Futuro, Wellen Hentz Rutsatz. Ela acrescentou que “vivemos ainda em um mundo capitalista, numa sociedade onde em sua grande maioria o negro é tratado com diferença das demais raças”. 

“O tema desenvolvido pelo palestrante Rafael Diogo dos Santos, sujeito que conhece a realidade pragmática e teórica do tema em voga, foi uma das melhores falas que ouvi nos últimos dez anos. Um tema emergente que precisa ser socializado contidamente em vista de uma mudança de paradigma,” acrescentou o professor Maicon Rossetto.

A atividade foi organizada pelos professores Ana Paula de Oliveira Pause, Fátima Ehlert e Maicon Rossetto.

Rafa Rafuagi é Mc do premiado grupo de Rap Rafuagi

Referência Internacional da Cultura Hip Hop, é membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe ONU Mulheres, Fundador da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, do Museu do Hip Hop RS e da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia, Consultor de Articulação e Mobilização do BID, criador do projeto Partiu Aula. Formado em Epistemologias do Sul pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal e em Técnico de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Produtor Cultural, especialista em captação de recursos e elaboração de políticas públicas. Atualmente é estudante de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP RS).

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...