Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne ou fim da carne” (carnis levale, em latim), pois representava na Idade Média uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum. Por antecipar o jejum e meditação para uma temporada religiosa é considerado um período pagão, uma festa pagã e também com esta base inconsciente ela é incentivada e propagada como uma festa dos pecados luxuria que antecede o período de sacrifício e reclusão.
O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.
No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente em França e Itália.
Por fim, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou como o formato conhecido contemporaneamente, sendo uma grande estratégia de turismo e eventos, shows e bailes.
Se pararmos para observar a origem é totalmente diferente do que o carnaval é hoje ou a intenção do “Fim da Carne” a maioria da cultura ou festas são recentes e ainda estão em formação.
O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.
No Rio de Janeiro, aliás, o Carnaval é marcado como um feriado municipal, além de ser conhecido como o maior carnaval do mundo, registrado pelo Guiness Book of Records.
Paris é considerada a cidade responsável por ter exportado o Carnaval para o mundo.
Carnaval Brasileiro
No Brasil, o Carnaval é um feriado que dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos ou inusitados, e comemoram a data indo a bailes e desfiles específicos da época.
O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.
Alegria é um bloco de Carnaval que brincamos o ano todo e fantasiamos em Fevereiro.
Origem da Festa Pagã Carnaval
Informações consulte a Secretaria do Clube Gaúcho.
Notícia:
Notícia:
Notícia:
Noticia:
Notícia:
Site: Lenda da Cruz de Caravaca
Site: Origem da Cruz Missioneira
Site: Primeira Cruz de Quatro Braços, Origem da Cruz de Caravaca