Notícias

08/10/2018 17:36


ExpoIjui Fenadi - Baile das Etnias encanta público na SOGI

O Salão Nobre da Sociedade Ginástica de Ijuí – SOGI – ficou lotado na noite de 6 de outubro, durante o Baile de Abertura da ExpoIjuí Fenadi. O público pôde prestigiar a beleza das 12 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha que trouxeram novas indumentárias e coreografias feitas especialmente para este momento.

O Grupo Frohe Jugend, da etnia alemã, apresentando a Dança da Vassoura, típica da região da costa do Mar Báltico. Logo em seguida, o Grupo Svenska Danser, da etnia sueca, trouxe os festejos da primavera. A etnia árabe, representada pelo Grupo Hayat, contou a história da dançante Elena, e a beleza oriental que se espalhou pelo mundo.

A história de dois irmãos separados durante um grande conflito com a Rússia, foi contada pelo Grupo Staburags, da etnia leta. Já o Grupo Krakus, da etnia polonesa, que completou 15 anos em janeiro, trouxe uma coreografia da região de Kurpie Zielona, dançada em festas de casamento. Logo em seguida, o grupo Charme da Liberdade, da etnia afro-brasileira, contou através de sua coreografia a história de Ogum, um Orixá conhecido pela sua força e maneira impetuosa perante as injustiças.

Na sequência, o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa, da etnia portuguesa, apresentou uma coreografia da região do Baixo Vouga, litoral de Portugal. A Invernada artística da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, fez uma homenagem a história e legado de Paixão Cortes através da música “Origens”. O Grupo Windmolen, da etnia holandesa, apresentou a coreografia intitulada como Klompendance, que tem como característica principal as batidas dos tamancos de madeira.

Chegando ao fim das apresentações, o Grupo Hijos del Sol, da etnia espanhola, apresentou a dança Sevilhana, uma dança viva e alegre, considerada uma evolução do flamenco. Já a etnia italiana, encantou o público contando uma história de amor por meio da música “O Sole Mio”, apresentada pelos grupos Pimpinelli e Giovanotti com participações especiais. A penúltima apresentação foi da etnia austríaca com o Grupo Lustige Tiroler, que completou 30 anos em setembro. A música trouxe a alegria do folclore, mostrando figuras principalmente da região do Tirol. O grupo ainda fez uma homenagem a seu primeiro coreógrafo Andreas Hamester.

As apresentações artísticas encerraram com a estreia do Grupo Aika, da etnia japonesa. A coreografia apresentou movimentos fortes que refletem o trabalho e a vida dos pescadores no mar, do puxar a rede ao enfrentamento das intempéries, refletindo assim, o espírito de luta do povo japonês. Após as apresentações, o evento contou com a animação da Banda Inovação Arte & Show, vinda de Passo Fundo.

O Baile precede a ExpoIjuí Fenadi, como forma de mostrar a beleza das entidades culturais representadas durante a feira. O espetáculo é esperado durante o ano todo, por todos aqueles que se preparam arduamente para apresentar uma dança inédita a cada ano.

A ExpoIjuí Fenadi 2018 ocorre de 11 a 21 de outubro, com diversas atrações culturais, para todos os públicos, além de programações voltadas às áreas do agronegócio, agricultura familiar, artesanato, circuito leiteiro, agropecuária, tecnologia e inovação.

Fonte e mais fotos do Evento : ExpoIjui 
Site : ExpoIjui 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...