Notícias

08/08/2018 18:32


0031 Informes do Mato Queimado 08/08/18

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
Estamos convidando você a participar da Semana Nacional da Família que acontece em agosto. Será no dia 16/08, onde haverá Palestra show com Roselei Angts de São Miguel do Oeste, Santa Catarina. O evento inicia as 19:00 no centro de convivência de Mato Queimado com o Tema: Família Alicerce da Vida. 
Uma realização: Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Gabinete da Primeira Dama. (Foto 1)
 
SEMANA DA PÁTRIA DESFILE CÍVICO SERÁ NO DIA 01 DE SETEMBRO
O Município de Mato Queimado está preparando o mês de Setembro com diversas atividades voltadas à comunidade. Além da Semana farroupilha com todos os seus atrativos, a Semana da Pátria terá algumas atrações especiais. Com abertura Oficial marcada para o dia 01 de Setembro, sábado as 13:30 hs junto à Praça Pública 24 de março, reserva ainda para este dia o momento cívico cultural, com desfile cívico de todas as entidades do Município. Uma das atrações será a presença de um Batalhão do 4º RCB de São Luiz Gonzaga. A programação está sendo elaborada e todas as entidades estão convidadas a participar. Lembramos que já estamos recebendo a confirmação das entidades, juntamente com um texto descritivo de até 10 linhas. O prazo estende-se até o dia 20 de agosto.
 
AUDIÊNCIAS PUBLICAS DEFINEM METAS E PRIORIDADES MUNICIPAIS PARA 2019
Organizadas e coordenadas pelo Conselho de Participação Popular – COPAP e pela Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, a participação na audiência pública em Mato Queimado ficou abaixo do esperado. Participaram da audiência 60 pessoas, (4% dos eleitores ou 3,3% da população) destes, 34,57% foram representantes de Entes Públicos e 26,43% representantes da sociedade civil, conforme registro final no livro de presenças. 
Participaram o Executivo, Legislativo, Secretários Municipais, Conselhos Municipais e demais representantes de entidades, clubes, associações, sindicatos e representantes de classe. Na abertura, foi apresentado pelo coordenador secretário a prestação de contas das audiências de 2017, apresentando em projeção o que foi eleito em 2017 para 2018, o que destes foi realizado, está sendo executado ou aguarda elaboração de projetos. Das prioridades eleitas, praticamente todas foram ou estão sendo executadas, com exceção de pavimentação que foi realizada de forma parcial, pois demanda grandes volumes financeiros. 
Na sequência, o coordenador apresentou em gráficos, toda a evolução dos 17 anos de administração, com os dados da Receita, Despesa, Despesa com Pessoal, Receita Tributária e os comparativos entre si e os devidos percentuais. Após foram indicadas e eleitas as prioridades por comunidade, incluindo a sede. Na sequência, foi disponibilizado 20 programas estruturais para 2019, com opção de marcação em até 10 prioridades. 
Após a conferencia das indicações, as prioridades recaíram sobre a Saúde, Infra estrutura de Pavimentação, Habitação, Educação e Agricultura, entre outras. Além das indicações, foram sugeridas outras metas, todas elas registradas e encaminhadas para elaboração das diretrizes para o exercício de 2019. (Fonte: Orcelei Dalla Barba)
 
MUNICÍPIO PREPARA LEILÃO DE MÁQUINAS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS EM MATO QUEIMADO
Dentro do programa de reestruturação e com a entrega de máquinas, veículos e equipamentos novos, está sendo elaborado um grande leilão de equipamentos no Município de Mato Queimado. Entre os materiais que deverão ser leiloados estão tratores, veículos, equipamentos diversos e sucatas de materiais. A relação dos itens possíveis de descarte está sendo elaborado pelas Secretarias Municipais. A venda deverá abrir oportunidades para aquisição de novos equipamentos, entre estes, veículos de transporte com capacidade superior a 10 pessoas.
 
CONVITE PARA FESTA DO COSTELÃO DA ESCOLA SANTO ESTANISLAU
Acontece no domingo, dia 12 de agosto a tradicional festa do costelão no Esporte Clube São Luiz em Mato Queimado, numa programação da Escola Santo Estanislau: 
- Início as 06h00min da manhã com alvorada festiva;
- às 10h00min Santa Missa rezada junto ao clube em seguida já se iniciam as festividades dando as boas vindas aos presentes e com sorteios de prêmios em dinheiro para os pais presentes no evento;
- 12h00min almoço regado a muito costelão, churrasco, salsichão e diversos acompanhamentos, pede-se que tragam pratos e talheres. Cartões a venda com o CPM, direção da escola, na Q’tal Utilidades, no Posto Suíço e em Caibaté na Livraria Disneylândia ao valor antecipado de R$ 23,00.
Em seguida já seguem as programações com apresentação cultural preparada pelos alunos em homenagem ao dia dos pais, sorteios de brindes aos que adquiriram cartão de almoço, mais prêmios aos pais presentes, sorteio da ação entre amigos a para a criançada muitos brinquedos e diversão.
E às 14h00min grande sarau dançante com animação do Grupo Renovação, com muita festa, alegria e cerveja gelada a R$ 8,00 apenas. Sintam-se convidados os alunos, pais e seus familiares, professores, ex-professores, ex-alunos, autoridades, terceira idade e toda a comunidade de Mato Queimado, Caibaté e região tem um lugar especial na Festa do Costelão dia 12 de agosto no Esporte Clube São Luiz em Mato Queimado. (FOTOS 02 e 03)
 
KINDERFEST ACONTECE EM CAIBATÉ NO DIA 19 DE AGOSTO
Será na AFUCER (Associação dos Funcionários da Cermissões de Caibaté) a 21ª Edição da Kinderfest, da Associação Regional do Planalto Médio e Alto Uruguai, a realizar-se dia 19 de agosto em Caibaté. Organizada pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs SONNENSTRAHL o evento terá a seguinte programação:
8h 30 min – Recepção dos grupos em frente a Escola Fundamental Nossa Senhora Conquistadora; (Endereço: Rua Pe. Réus, N° 1457) 
9 h – Desfile com caravanas até a AFUCER (Endereço: ERS 536, Km 5);
9 h 30 min – Solenidade de Abertura e Dança de Integração;
12 h – Encaminhamento para Almoço;
13 h 30 min – Reinicio das apresentações de Danças de Integração;
15 h 30 min – Brincadeiras de Integração
16 h 30 min – Encerramento do Evento; 
Em caso de Chuva, toda a programação ocorrerá na AFUCER.
O Grupo de Danças Étnicas Alemãs FRÖHLICHKEIT de Mato Queimado irá participar do evento com os grupos Infantil e Infanto Juvenil, dançando e representando o município em mais uma edição desse belo evento que promove a integração e o cultivo da cultura e tradição alemã através da Dança.
 
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CAMPEOANTO MUNICIPAL DE BOCHAS
Conforme reunião realizada no dia 06 de agosto pelo CMD (Conselho Municipal de Desporto) de Mato Queimado, definiu-se a data de 25 de setembro, como data de início do Campeonato Municipal de Bochas 2018. O Campeonato que está agora na sua 10ª Edição, será realizado com jogos nas categorias Individual, Duplas e Quarteto, conforme realizado na edição anterior.
As fichas de inscrição poderão ser retiradas na Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e lazer a partir de segunda-feira, dia 13 de agosto e poderão inscrever-se no mínimo 07 atletas e no máximo 12 atletas. As Fichas deverão ser entregues até o dia 31 de agosto, juntamente com o valor da inscrição e Cheque Caução.
Os jogos acontecerão no Clube União da Rondinha e no Esporte Clube São Luiz de Mato Queimado, com jogos nas terças e sextas à noite na Rondinha e jogos nas Terças a noite e sábados à tarde em Mato Queimado. 
Para esse ano a estimativa é de que inscrevam-se de 08 a 10 equipes, o que é considerando um número bom, onde estarão envolvidos no campeonato mais de cem jogadores. 
 
A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE GESTANTES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional.
O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.
O grupo de gestantes no município, acontece mensalmente, na primeira sexta feira do mês. Nestes encontros são abordados diversos assuntos que são indispensáveis para o período. Acontecem trocas de experiência e conhecimentos, as consultas do Pré- Natal e ainda atividades de artesanato coordenados pelo PIM. (Foto 4)
 
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E A PÓLIO
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, iniciou na Segunda feira (6 de agosto). O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado.
No 13 de agosto, as crianças agendadas do interior do município estarão recebendo a vacinação na sala de vacinas. No dia 16 à tarde, a partir das 14h, a equipe de vacinação estará na comunidade do Rincão dos Muller realizando vacinação na comunidade. E no dia 18 de agosto, sábado, o dia D da campanha, a vacinação será durante todo dia na sede do município.
Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer na unidade. As crianças que estiverem com o esquema vacinal incompleto receberão as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço. Todos devem lembrar de levar a carteirinha de vacinação.
A vacina do Sarampo, se restarem doses disponíveis no final da campanha serão disponibilizadas ao público em geral que necessitar receber a vacina. (Foto 5)

ROMARIA MIRIM
Na terça feira, 07 de agosto, representantes de alunos, professores, diretoras das Escolas Municipais e Estaduais, representantes da SMED de Mato Queimado participaram da 5° Romaria Mirim realizada junto ao Santuário do Caaró no município de Caibaté . A romaria foi organizada pelo Educandário Nossa Senhora Conquistadora e SMECT Caibaté. 
Apreciou-se belíssimos momentos culturais, reflexões e orações além de uma magnifica apresentação com o Grupo Nômade de Danças e Pesquisas Parafolcloricas Mi Tolderia de São Miguel das Missões. Realmente um momento de fé, espiritualidade e confraternização neste chão sagrado chamado Caaró. Agradecemos imensamente o convite dos organizadores deste maravilhoso evento. (Foto 6, 7 e 8)
 
CURTAS:
Mudas de Eucalipto e Nativas: Comunicamos aos produtores que chegaram as mudas de árvores de Eucalipto e Nativas. As mudas já podem ser retiradas junto a Inspetoria Veterinária com o funcionário Cristiano Khun.
Banda Marcial: Alunos e ex alunos da Banda Marcial deverão trazer as roupas de apresentação da banda para organizarmos junto na Prefeitura.

Torneio de Reinauguração: será nos dias 01 e 02 de setembro o Torneio de Bochas, modalidades duplas, de Reinauguração da Cancha de Bochas do Esporte Clube São Luiz. Maiores informações com a Diretoria do Clube. 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...