Notícias

09/06/2018 17:17


Sai Fora Come Doce!

Cresci com o Nego Betão me contando causos das troperiadas, de homens e coisas que construíram minha história e de Santo Antônio das Missões. Um dia Betão me disse, 
_ Chicote Arreador era muito famoso, usado uma barbaridade, mas hoje poucos tauras sabem usar o arreador, mais era costume, era precisão, cada loco tinha o seu, era como chapéu, peão de tropa tinha que ter um, o gado gemia ou se assustava, cada relampasso era um tiro de 22, sabe aqueles toros que tem o diabo por baixo do couro, que atropela bufando todo mundo, aqueles que onde pastam nem o demo passa a pé. Mas com um arreador na mão, um lassasso no lugar certo, no arredor dos quartos estourando na virilha, até um taurino desses se achica, negaceia e berra de dor. Vaca loca se borra nas passadas calando o mugido se mijando toda.
Mas para entregar a tropa, o gado tinha muitas vezes que cruzar por dentro da vila, tinha de ser. A incomodação maior era com o cuscaredo, cada casa tinha o seu e eles viam o gado e se botavam, não adiantava ralha. E os animal ficavam mais perdido  ainda.
Olivério era um peão que manejava um arreador como ninguém e ia à frente da tropa enxotando os cachorros. Mas cada casa tem seu patrão e tu não pode falar mal dos bichos que reparam a casa pros donos como um qualquer. 
Primeiro se ouvia um tiro, dai o grito do Olivério “Sai fora come doce!!!!!!!”, quem estava perto ouvia o gaúcho completa em resmungo baixo “se digo come bosta teu dono me incomoda”. E mais estampidos do chicote.  E o Olivério se arreava a da tiro e era assim naquele tempo em Santo Antônio das Missões. 
Nego Betão e Jorge Guedes 
Walt Disney e o Nego Betão
Site: Lenda do Monge e o Cerro Pelado 
Site: Ritual do Anjo da Guarda Missioneiro 
Site: São Pedro Patrono do Rio Grande do Sul 
Site: Cemitério do Itaroquem 
Site: Lenda da M’boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel 
Site: Salamanca do Jarau, o amor do Sacristão por Teiniaguá
Site: # Mistério do Chimarrão.
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine 
Site: Chapéu de Santo Antônio  

Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico 
Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico
Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico
Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico
O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias para: atendimento@portaldasmissoes.com.br

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...