Notícias

19/05/2018 16:12


Alunos Produzem Material Inédito Sobre as Missões

Muito se fala, mas pouco se produz e muito menos se faz.
Muitos se proclamam historiadores, doutores acadêmicos, palestrantes e donos de documentos. Poucos constroem informações ou estudos adaptados a pratica do diálogo e comunicação entre os jovens. 
Em uma sociedade tão rica como a nossa, de lendas, costumes e revoluções, Troncos e legados, muitas vezes ficamos imparciais, ou inseguros diante da tecnologia ou do fator de adaptar todo esse tesouro as novas formas de comunicação entre as gerações. Não há Cultura sem Tradição e não existe Tradição sem o habito de manter vivo este conhecimento.
Jovens alunos Escola Tolentina Barcelos Gonçalves em Santo Antônio das Missões, de séries fundamentais produziram estudos simples, mas que servem de pesquisa para colegas e alunos mais jovens unindo conhecimento curricular a atividades cívicas e sadias, desenvolvendo a autoestima e trabalhando suas qualidades individuais.
Admirável a forma com que estes estudos vão contagiando entre os jovens, que detém hoje de forma tão fácil o manuseio da tecnologia e auxiliando na formação dos futuros cidadãos desta região de origem tão singular, única no Brasil que pertenceu a Espanha, origem de uma cultura que gerou homens como Jayme Caetano Braun,  Noel Guarany entre outros, terra em questão do Nego Betão, figura típica de um folclore que gosta de se autodenominar Raça.
Estes trabalhos tem construídos fontes de pesquisa que vão se atualizando anos a ano pelos próprios alunos, com uma forma de busca e transmissão de conhecimento de jovem para jovem.  
Um dos trabalhos escolares que se somavam-se aos estudos e apresentações era reproduzir em maquete como deveriam ser as Reduções. As maquetes feitas de material reciclável deram um colorido incrível, tanto pela criatividade e singela ação como pelo respeito e determinação dos jovens  ajudando há entenderem um pouco mais sobre o tema apresentado em sala de aula.
Quando observamos estes jovens, tentado buscar sua origem, de forma exemplar uns podem dizer que há uma esperança, outros que a chama sempre estará viva, mas é notório e palpável que da forma deles estão fazendo algo concreto e isso é uma verdadeira Itacuru.
Com o objetivo de conhecer a história das Reduções Jesuítas, 1º e 2 º período das Missões os trabalhos vão se desenvolvendo e surpreendendo a todos através da busca de informações e atividades extracurriculares.
Professora Orientadora da Área do Conhecimento: Cristiana Lauter da Rosa
Grupo: Turma: 2° ano 2018
Trabalho dos slides 1° e 2° ciclo 
*Érica Fernandes Fontella
E trabalho do Sepé
*Anna Júllia Rigo Sperotto e Eduardo Almeida de Lima
Maquete:
*Carlos Eduardo Nunes Pache
*Mariana Amália Alves Fraporti
*Carlise Vargas dos Santos
*Laila Camila Gonçalves dos Santos
*Isabele de Melo

​Trabalho Power Pont, tema: Missões Jesuíticas – 1° e 2° Ciclo
Vídeo: Missões Jesuíticas – 1° e 2° Ciclo 

Outros Trabalhos 2016
Alunos de Santo Antônio Trabalham a História dos 7 Povos!

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...