Notícias

08/12/2020 09:00


Arvore Lunar em Santa Rosa

Uma experiência espacial semear mudas de Sequoia ou Carvalho no espaço e acompanhar seu desenvolvimento pelo mundo, um destes tesouros está plantado em Santa Rosa.
Uma recordação da missão Apollo 14 - o terceiro pouso de uma nave espacial na Lua. A planta lunar é uma das centenas que permaneceram em órbita espacial sob posse do astronauta Stuart Roosa, entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971, tempo que durou a expedição. 
Apolo XIV levou dos Estados Unidos, dezenas de sementes de Sequóias, as quais foram enterradas em solo lunar. Após a volta, as sementes germinadas foram distribuídas para os consulados dos países amigos dos EUA. Para o Brasil vieram 03 arvorezinhas. Uma foi plantada na Embaixada em Brasília, outra no Rio de Janeiro e a terceira veio para Santa Rosa. Estava acontecendo a V Fenasoja, nesta ocasião veio o Presidente da República João Figueiredo. 
Nos dias de hoje o Sr. Betto Almeida criou e projetou uma replica da Nave Apolo 14 para homenagear e relembrar este patrimônio histórico da Região das Missões.
A Agência Espacial reconhece como oficiais, no Brasil:
_ Árvore plantada em 1980 na sede do Ibama, em Brasília, 
_ Outra no Jardim Botânico do Rio de Janeiro,
_ E no Parque de Exposições de Santa Rosa, no noroeste do Estado, um ano e meio depois como atração para a 5ª Feira Nacional da Soja em agosto de 1981.
A Sequoia é estranha à flora nacional e tem uma história singular, com ingredientes de ficção científica. Nativa da América do Norte, a Liquidambar styraciflua, conhecida popularmente como liquidâmbar, árvore do âmbar ou carvalho canadense, nasceu de uma semente enviada à Lua há quase 50 anos no bosque do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, Missões Noroeste do Rio Grande do Sul. De aparência frágil, com ramos tortos e descoloridos e tronco afinado, a árvore tem uma história digna de filme de ficção científica com pitadas de drama. Mas a origem dela e de suas irmãs é desconhecida por muita gente na Capital da Soja.
Conheça a história da árvore lunar de Santa Rosa 
Sequoia é sobrevivente de um experimento realizado pela Nasa na década de 1970
Um pouco de história
>O astronauta levou para a missão Apollo 14, de 1971, centenas de sementes.
>Enquanto Alan Shepard e Edgar Mitchell desciam na Lua, o astronauta Stuart Roosa orbitou o satélite, realizando experiências.
>Uma delas era avaliar o efeito da gravidade zero sobre as sementes no espaço e a posterior taxa de germinação na Terra.
>De volta à Terra, as sementes foram germinadas pelo Serviço Florestal americano e espalhadas pelos EUA. Outra parte foi doada a países como Japão, Suíça e Brasil.
>Como não diferem das árvores comuns, as plantas lunares são, para a Nasa, monumentos vivos em homenagem à missão Apollo. 
Tripulação
Alan Shepard Comandante
Edgar Mitchell Piloto do módulo lunar
Stuart Roosa Piloto do módulo de comando

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...