Notícias

25/04/2018 20:22


Histórico do Elite Clube Desportivo

     O Elite foi fundado em 30 de setembro de 1921 por Paiva Filho, Frederico Schnepfleitner, Inocêncio Silva, Carlos Feldmann, José Lucca, João Silva e Leopoldo Kruel. Teve Frederico Schnepfleitner como seu primeiro presidente. Em 15 de novembro do mesmo ano, realizou a primeira partida de sua história, vencendo o Clube Rio Branco, de Catuípe, pelo placar de 3 a 1. Sua primeira sede estava situada na Farmácia Espíndola, em uma residência pertencente à família Schmidt. Seu primeiro campo localizava-se na atual Praça Leônidas Ribas, em um terreno cedido pela prefeitura de Santo Ângelo.
Após conquistar o tricampeonato da cidade, entre 1939 a 1941, o Elite obteve um bicampeonato entre 1946 e 1947. Em 1949, tornou-se a primeira equipe de Santo Ângelo a realizar uma partida fora do Brasil. Na excursão à Argentina, enfrentou o Oberá, vencendo por 2 a 1. Uma nova visita ao país vizinho foi feita em agosto de 1953, quando o Elite foi derrotado pelo Unión de Posadas (4 a 0) e pelo Posadas (6 a 3).
Em 1958, comandado pelo treinador Percival Garcia de Oliveira, obteve sua principal conquista, quando faturou o título do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. O jogo do título foi realizado em campo neutro em Carazinho, quando o Elite venceu o Atlântico de Erechim pelo placar de 3 a 2. Uma década depois, foi vice-campeão da terceira divisão gaúcha, em 1968. Em 1971, o Elite foi o vencedor do último Campeonato Citadino de Santo Ângelo, batendo o Tamoyo por 1 a 0, com um gol de calcanhar de Miguel. Em 10 de julho de 1979, o Elite inaugurou sua nova sede social, construída dentro do Estádio Doutor João Augusto Rodrigues. A sede dispunha de uma sala para a secretaria e de um salão de festas. No mesmo ano, o Elite foi campeão da chave 2 do Campeonato Gaúcho de Futebol Amador.
Em 1987, foi o quarto colocado da Divisão de Acesso. O clube existiu até 1989, quando fundiu-se em ao Grêmio Esportivo Santoangelense e ao Tamoyo Futebol Clube, originando a Sociedade Esportiva e Recreativa Santo Ângelo, hoje Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo. Em 2014, o Professor Luiz Alberto Steglich, adquiriu as patentes originárias registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI as marcas e patentes do Elite Clube Desportivo, do Grêmio Esportivo Santoangelense e do Tamoyo Futebol Clube.
Em 30 de setembro de 2015, com a constituição do clube empresa em sociedade limitada de capital Elite Clube Desportivo Ltda., com a finalidade de formar jogadores e estruturar o futebol em Santo Ângelo, e em decorrência do recente falecimento do Professor Luiz Alberto Steglich, em 21 de julho de 2015, a família cedeu as marcas para a administração da referida sociedade e seu uso e registros. A sociedade foi constituída pelos empresários Luís Cláudio Gerhardt Steglich e Vicente Beltrão do Nascimento Júnior, ambos denominados gestores do clube, que por decisão dos mesmos, e após uma análise e pesquisa dos torcedores locais e regionais, bem como do desenvolvimento da marca e patente da empresa, adotou o retorno do Elite.
Em janeiro de 2016, o Elite Clube Desportivo visando a constituição de um centro formador de jogadores e de disputa junto a comunidade de Santo Ângelo e região, firmou parceria com o também tradicional agremiação da mesma cidade: o Clube 28. Em julho de 2016, e em decorrência do rebaixamento da Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo (detentora por lei municipal do direito de comodato sobre o Estádio da Zona Sul - Raul Oliveira e demais imóveis), foi feita proposta para utilização da estrutura do Estádio bem como a concessão da vaga pelo Elite, em formato de sociedade de cotas de participação. Tal proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Associação Esportiva e Recreativa Santo Ângelo, e formalizada em 29 de agosto de 2016.
Ocorre no mês posterior o reconhecimento da FGF e da CBF. Em 11 de agosto de 2016 tomou posse o presidente do Elite: José Taceli Rodrigues Moreira, e o Diretor Técnico//Treinador da categoria profissional: Jorge Armando Maiben Castro.
Após 30 anos afastado do futebol, o Elite retomou suas atividades em 2017. O galo missioneiro disputou a Segunda Divisão do campeonato Gauchão, terminando a competição em 12º lugar. A volta que deveria ser o recomeço do clube de Santo Ângelo, mostrou a face triste do futebol, um lado sem auxílio, difícil, e abandonado do esporte, o que acarretou na desistência do clube na segunda fase.
Agora em 2018, com novo presidente (assumiu Luiz Cláudio Steglich) e novos parceiros e apoiadores, o Elite CD entra para disputar novamente a terceirona, visando a disputa da Divisão de Acesso no ano que vem.
O Elite CD já tem o seu treinador confirmado para a disputa da Terceirona Gaúcha de 2018. Trata-se de Valduíno Anderson da Rosa Alves de 57 anos. Valduíno tem grande identificação com o Milan de Júlio de Castilhos onde foi jogador e conquistou cinco vezes a segunda divisão. Por várias temporadas foi treinador no mesmo time que disputava a Divisão de Acesso. 
Notícia: www.eliteclubedesportivo.com Inalgurado 
Notícia: Histórico do Elite Clube Desportivo 
Site: Elite Clube Desportivo

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...