Notícias

16/11/2020 16:00


Laço de 12 Braças

       "No campo surgiam com laços e aprisionavam o inimigo com destreza que não sabiam no uso do mosquetão." Observação de John Luccock, em 1809, referindo-se aos gaúchos de uma milícia de Rio Grande.

        Nos tempos indômitos da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, laços e boleadeiras foram imprescindíveis para os gaúchos que precisavam capturar bois e cavalos selvagens. As boleadeiras viraram peça de museu, tamanha a violência com que se abatiam sobre animais e homens, às vezes espatifando ossos, mas o laço continua sendo utilizado como instrumento de trabalho.
       A origem do laço é de diversos países e onde havia captura de animais estilizado ou não o laço surge.
       No Rio Grande do Sul, o uso da corda de couro trançado para laçar animais foi introduzido pelos índios guaranis, das missões jesuíticas. O laço surgiu em decorrência da necessidade de capturar as manadas de gado – o pilar econômico da província, pois fornecia a carne como alimento e a courama para as habitações e os utensílios. (Prear capturar gado selvagem)

Origem do gado no Rio grande do Sul.
       O lendário Maneco Pereira ganhou fama ao laçar animais utilizado os pés.
Manuel Bento Pereira (1848-1926)
       O laço também foi usado em tempos de ira e guerra. Há relatos de gaúchos que teriam arremetido contra infantarias, laçando canhões fumarentos.  Há relatos de 1809, de que os rio-grandenses eram mais hábeis no laço do que ao gatilho dos mosquetões. O historiador Alfredo Varela, no livro História da Grande Revolução, relatou a eficácia da laçada:
       – ... Com ela não erram jamais a pontaria ou o golpe... é valente e arrojada as atitudes destes cavaleiros, à distância de 30 metros, com a velocidade de uma bala e com a mesma é seguro ou arrastado o objeto alcançado. O sargento Nóbrega foi vítima desta arma. Tenhas medo desta arma nas mãos de um gaúcho a galope!
       O laço é um dos instrumentos mais úteis para o gaúcho no pampa, tanto nas troperiadas de gado como nos trabalhos rotineiros de campo ou nos rodeios.
       
Serve para laçar gado e cavalos, quando algum animal foge ao controle ou precisa ser curado/marcado ou castrado. No caso das competições ele pode ser “chumbado”, ou seja, trançado ao redor de um cordão com pequenos pesos de chumbo. Isto dá mais peso e precisão na laçada, especialmente se no dia da competição estiver ventando muito.

       O comprimento do laço é variável, mas os maiores medem uma base de “12 braças” (medida equivalente à distância entre as duas mãos quando se está com os braços abertos).
       Hoje em dia, além de seu uso tradicional como instrumento de trabalho, o laço tornou-se uma peça decorativa bastante procurada por visitantes que vêm ao pago gaúcho. Por esta razão, a peonada têm conseguido aumentar sua renda através da venda de laços como artesanato para turistas.
       Antes de estar pronto para o manuseio, o couro de vaca utilizado pelos peões em seus artefatos precisa passar por uma série de processos, que serão descritos a seguir. Como dizem no pampa, “da vaca só não se aproveita o mugido”...
 1.       O primeiro passo é a retirada do couro do gado recém-abatido. Este couro obviamente vem com impurezas – restos de carne e gordura, sangue e pelos. Para iniciar seu preparo, é preciso realizar dois processos: “DESPELAR” e “LONQUEAR”, ou seja, retirar os pelos e restos de carne e gordura com auxílio da faca “companheira” muito bem afiada. Durante a retirada do couro, deve-se ter extremo cuidado para não “feri-lo” com a faca pois qualquer corte inviabilizará seu uso para confecção do laço.
 2.       A seguir, o couro é ESPETADO ou ESTAQUEADO – esticado ao sol e amarrado próximo ao galpão dos peões, em uma armação retangular de madeira. É interessante destacar que, durante este processo, aves como o carcará ou galinhas auxiliam na retirada de restos de carne que porventura tenham permanecido no couro.
 3.       Com o couro já seco, é hora e LONGUEAR a peça. Isto significa cortá-lo em uma espiral de fora para dentro, formando uma longa tira única, da mesma forma que ocorre quando se descasca uma laranja. Se o couro estiver muito duro, ele pode ser SOVADO com o instrumento chamado sovador – um pequeno toco de madeira com uma fenda longitudinal, por onde a tira de couro é passada e dobrada continuamente para amaciar e ficar mais maleável.
 4.       A próxima etapa é TIRAR OS TENTOS – cortar esta tira única em tirinhas mais finas, da espessura que será utilizada na confecção do laço. Para este serviço, ela é pregada a um dos esteios do galpão dos peões.
 5.       Tudo pronto está na hora de trançar o laço, certo? Ainda não... Se os tentos forem trançados neste estágio, as quinas estarão afiadas (imagine um corte transversal ao tento – ele terá a forma de um retângulo com quatro cantos de 90 graus) e acabam cortando os tentos sobrepostos, diminuindo assim a resistência do laço. Portanto, eles precisam ser DESQUINADOS, ou seja, com a faca mais afiada ainda, o peão deve arredondar os cantos de cada tento (geralmente os laços são trançados com 4 tentos, técnica conhecida simplesmente como “trança de quatro”). Imagine “desquinar” com a faca, com extremo cuidado e precisão, 48 “braças” de couro com largura de menos de 1 centímetro!
 6.       Finalmente, é hora de trançar o laço. Para isto, o melhor horário é de madrugada, antes do sol nascer, quando o sereno deixa o ar mais úmido e o couro mais maleável. Os tentos são novamente pregados (ou amarrados) no esteio do galpão, e o peão começa a trançá-lo. A cada trançada, o tento é passado pelas costas e tensionado pelo próprio peso do gaúcho, que inclina seu corpo para trás, deixando a trança bem ajustada.

Para outros produtos (confecção de arreios, cadeiras, redes, botinas, etc), o couro precisa ser trabalhado em um curtume, onde passará pelos seguintes processos:
 1.       Depois de retirado, o couro é colocado em um tanque com palha de arroz, que ajuda a secá-lo evitando seu apodrecimento.
 2.       Já seco, passa-se o couro para outro tanque com sal grosso, que o conservará até que o curtumeiro esteja disponível para trabalhá-lo.
 3.       O curtumeiro retira este couro do sal e coloca-o em um tanque com cal e água, para retirar os restos de carne, gordura e pêlos.
 4.       A etapa seguinte é o curtimento do couro em um tanque com água e casca do angico vermelho (uma árvore leguminosa muito popular no Pantanal, rica em tanino). Isto o deixará com uma cor mais bonita e ajudará na sua conservação.
 5.       Após este processo, o couro está pronto para ser trabalhado, passando por procedimentos semelhantes aos descritos anteriormente para a confecção do laço.

História de laços Joca Martins
Um boi brasino dorme nesse laço o sono eterno de quem já se foi hoje não sente mais os tironaços que lhe judiavam quando era um boi.
O fio da faca lhe roubando a vida a dor do ferro ensangüentando o chão a luz se apaga pois já está cumprida um boi sangrado tarde de verão.
Couro estaqueado com o maior capricho é de brasino, vai dar laço forte que sina estranha que carrega o bicho servindo os homens até depois da morte.
Hoje o brasino é mais um doze braças que vem na anca do meu pingo mouro nada é pra sempre tudo um dia passa lembra-me o boi de quem só resta o couro.
Um boi brasino dorme nesse laço o sono eterno de quem já se foi hoje não sente mais os tironaços que lhe judiavam quando era um boi.
Quando eu atiro esse meu velho laço e ele viaja em busca de outro boi bate nas aspas cerra num abraço eu vejo o antes junto do depois.
O boi não quer o laço do brasino senta, escarceia como ouvindo alguém que diga: luta contra o teu destino de ser um laço como eu sou também. 
Laço de 12 Braças 
Vídeo: Gado Franqueiro ou Chimarrão 

Site: # Roteiro do Chimarrão    
Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: 11 de Setembro de 1836 - Proclamação da República Rio-Grandense
Site: 20 de Setembro Feriado Santo dos Gaúchos
Vídeo: Nego Betão ensinando usar Boleadeira; 
Site: Artur Arão o Bandoleiro do Riogrande
Site: Espetáculo de Som e Luz
Site: Monumento ao Coração do Santo Padre Jesuíta Roque Gonzáles

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...