Notícias

12/04/2018 16:43


CAMINHOS DA ARTE DE EMPREENDER

Nos últimos dez anos, o número de empreendedores no Brasil, segundo dados do Sebrae, cresceu 44%. A crise econômica e financeira que atinge o país, está criando uma nova geração de empreendedores em busca de espaço no mundo dos negócios. E na região das Missões, mais precisamente em Cerro Largo, se encontra um grupo empresarial que conseguiu atravessar as inúmeras crises financeiras do país, e vai completar 66 anos de existência. Comprovando que empreender pode dar certo. “Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação”. Esse é um dos inúmeros conceitos sobre o que é ser empreendedor e define, com precisão, a atuação da família de Eleonor Oscar Becker, que controla um conglomerado com mais de 230 pontos comerciais – As Lojas Becker – distribuídas nos três Estados do sul do país, além de uma transportadora.
No próximo mês de junho, o empreendimento Becker comemora 66 anos de criação. A história da Lojas Becker começou em 1952, a partir de uma pequena ferraria que produzia facas e equipamentos para uso agrícola. Neste mais de meio século, a empresa só cresceu, sempre enfrentando com galhardia os diferentes furacões políticos e econômicos, que passaram pelo Brasil.
E à frente deste navio, que batalhou nos diversos mares bravios das crises econômicas, que atingem também a região do Noroeste gaúcho, está Eleonor Oscar Becker, que conta com o apoio da esposa e os dois filhos na administração da empresa.
Empresário desde os 14 anos de idade, o presidente das Lojas Becker fala sobre os desafios da arte de empreender. Ser honesto, ter vontade de trabalhar e fazer o que gosta estão entre as recomendações do empresário missioneiro para quem deseja abrir o seu próprio negócio.
Aos 60 anos, Eleonor garante que, independente de faixa etária, e mesmo sem recursos financeiros, é possível sim, empreender e ser bem sucedido em qualquer área de atuação. Ele avalia sobre o maior erro dos empresários, que podem resultar na falência, e revela um dos segredos para ter êxito nos negócios.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROMISSOR EMPREENDEDOR?
Eleonor Becker – Primeiramente, a honestidade. Sou empreendedor desde os 14 anos de idade, e, desde então, o que mais me orgulha é ser honesto nos negócios. Segundo, tem que começar pequeno e crescer devagar, mas com recursos próprios. Ou seja, evitar empréstimos com juros absurdos, pois dessa forma não se consegue avançar.
E QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Eleonor Becker – Ainda que atualmente não esteja fácil, considerando a crise que atravessa o país, a dívida não é o caminho. Por isso, é fundamental ter uma boa parte de recursos próprios. Na minha avaliação, antes de abrir um negócio o ideal é ter, no mínimo, a metade do valor necessário. Quanto ao restante, em caso de empréstimo bancário, o recomendável é buscar o dinheiro com juros bem baixos.
TEM IDADE PARA QUEM QUER EMPREENDER?
Eleonor Becker - De forma alguma. Tanto uma pessoa de 18 quanto uma com mais de 70 anos, tendo vontade de trabalhar, coragem e determinação, deve tentar, pois sempre é tempo para empreender. O mais importante é acreditar em sua capacidade, gostar do ramo em que vai atuar e não desistir.
TEM ALGUM SEGREDO PARA EMPREENDER COM SUCESSO?
Eleonor Becker - O grande segredo para que o empresário seja bem sucedido é reinvestir no próprio negócio, sem mudar o ramo de atuação. É assim que temos feito em nossa empresa. Temos uma transportadora com mais de 200 caminhões. Assim como a Becker, ganhamos nas nossas lojas e reinvestimos no nosso negócio. Estamos planejando adquirir mais 7 caminhões.
VOCÊ CONCORDA COM O DITADO POPULAR ‘OLHO DO DONO É QUE ENGORDA O GADO’?
Eleonor Becker- Sim, plenamente. Se não acompanhar de perto, não anda. Em toda a minha vida tenho acompanhado e supervisionado para ver se todos os setores estão funcionando. Troco ideias com os funcionários e aceito opiniões deles, pois é dialogando que seguiremos crescendo juntos. Em junho, vamos completar 66 anos. Já contamos com 237 lojas em funcionamento, e a nossa meta é a abertura de uma loja por mês, até chegarmos nas 300 lojas.
ALGUMA DICA CERTEIRA PARA QUEM ALMEJA ABRIR SEU PRÓPIO NEGÓCIO?
Eleonor Becker - Vale a pena reiterar que, neste momento, se alguém vai abrir um negócio, abrir um comércio, independente da área de atuação, precisa ter boa parte de recursos próprios. Se for pegar capital de giro no banco, com certeza não será bem sucedido. Dívida não é o caminho! Além disso, é fundamental pesquisar a concorrência já existente, e o ponto onde se pretende instalar o empreendimento. 
Outra dica certeira: é preciso gostar do ramo em que vai trabalhar. Se não der certo na primeira tentativa, não desista. Todos passamos por momentos de desmotivação e, se desistirmos, jamais saberemos até onde poderíamos chegar. Continue, arrisque, confie na força e na capacidade que está dentro de cada um de nós.
Notícia:​ CAMINHOS DA ARTE DE EMPREENDER ​
Notícia: ​DESAFIOS DOS EMPREENDEDORES DA INFORMAÇÃO
​Notícia: MANO LIMA: ENTRE A GAITA E O CHAPÉU 

Karin Schmidt
Jornalista e Documentarista
KSS Comunicação

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...