Notícias

11/04/2018 12:20


Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine

Local que foi palco de uma batalha em 17 de outubro de 1923, entre chimangos e maragatos. Lagoa da Mortandade - Revolta de 1923. 
“Queremos leis que governem os homens e não homens que governem leis”. 
Numa peleia de muitos, uns contra outros, conhecida como a batalha de Carajazinho, Maragatos e Chimangos, Tauras e Mauras, Irmãos contra Irmãos, lutavam entre si, com bandeiras do governo contra a elite dos estancieiros. Comandados por dois lideres, Honório Lemos (o Leão do Caverá) e General Flores da Cunha (Pica-pau). 
Na época o governador era Antônio "Chimango", seu Ministro da Guerra, Marechal Setembrino,  marca um encontro com Honório Lemos para tratar do inicio de um acordo de paz e por fim a revolta em Santo Ângelo. “Para os inimigos não se dá quartel” o General Flores da Cunha, negou-se a esse acordo indo ao encontro de Honório Lemos, o combate das duas tropas se deu de fato próximo a Lagoa do Chaine, (a família Chaine tinha um bolichão perto com parador e pouso e dava nome à localidade) que passou a ser conhecida como a, “LAGOA DA MORTANDADE”. 
Suas águas turvas se fizeram rubro-negras, pelo calor e o sangue derramado, pelo tilintar de adagas ha ceifaram vidas. Não a nascente na lagoa, suas águas não correm, ela é mantida pelas águas da chuva, o que cai ali, sobre suas aguas é velado e guardado. Os corpos foram empurrados para dentro da lagoa, por um filho de uma escrava que por medo depositou todo o material bélico que por ali sobrará (contam historiadores que o mesmo escravo, juntou uma carroça com mosquetões, lanças, fuzis, espadas, e por medo ou proteção da família depositou o material e equipamentos dentro da Mortandade). 
Aos poucos fatos históricos somam-se descrevendo o ocorrido, o General Flores da Cunha montou acampamento junto à casa do Sr. Orlando Gomes de Oliveira, morador de Eugênio de Castro na noite que antecedeu a batalha e este lhe emprestou a carreta pela qual foram transportadas as armas e mortos para as águas da lagoa Chaine.
E foi assim, e assim se deu o sucedido, como uma grande tropa, um rebanho de almas tomou como tumba a Lagoa da Mortandade. E até hoje, ao apagar o braseiro do sol, e a luz mais forte for reflexo das estrelas na lagoa, saltam os vigias, se ouve o toque dos clarins, e brados, grunhidos, gritos, berros, estilhaços de balaços, gemidos e urros de dor... Só o que resta a esses descarnados, em eterna peleia, uma luta infindável foi o que lhes sobrou. Por isso há quase um século se fala, “as águas da Mortandade não tem fim.
Versão: 
Site: Otávio Reichert 
Vídeo: Vista aérea da Lagoa da Mortandade (Chaine) 

Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras
Mais informações sobre a Revolta de 1923
Histórico de Hónorio Lemos. 
Histórico de Flores da Cunha  
Site: Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine 

Site: Coqueiro Tridente da Lagoa da Mortandade
Vídeo: Lagoa da Mortandade Eugênio de Castro 
Vídeo: Um Coqueiro com três copas, Tridente da Lagoa de Eugênio de Castro nas Missões
Imagem: Lagoa da Mortandade (Chaine)
Imagem: CTG Ronda do Rio Grande e a Lagoa da Mortandade 
Vídeo: 
CTG Ronda do Rio Grande Eugênio de Castro das Missões
Vídeo: Um Coqueiro com três copas, O Tridente da Lagoa de Eugênio de Castro das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...